Mulheres Inspiradoras Turismo

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!”

Foi o primeiro hotel da capital algarvia e faz da excecional localização o seu grande trunfo. O Hotel Faro tem uma vista maravilhosa para a Ria Formosa, sobretudo a partir do seu rooftop, mas aquilo que mais o distingue é a sua “equipa, alinhada com os pressupostos da direção, dinâmica, diferenciadora e muito especial.” São estas as palavras da sua Diretora Geral, Sofia Hipólito, com quem estivemos à conversa.

A Sofia Hipólito é formada em Psicologia e tem um Mestrado em Recursos Humanos, pela Universidade do Algarve. É, atualmente, Diretora Geral do Hotel Faro & Beach Club. O que a levou a escolher o setor do Turismo para trabalhar, e como imagina o futuro da sua carreira profissional?

Sempre estive ligada ao mundo do Turismo, aliás pode dizer-se que “nasci” dentro desse mundo. Ao longo do meu percurso profissional trabalhei em áreas diferentes desta indústria, o que me deu um conhecimento alargado neste âmbito. Mas, a minha grande paixão é liderar pessoas! Gosto de formar e acompanhar o envolvimento das equipas e acima de tudo de apostar no potencial das pessoas, podendo apreciar o seu crescimento e crescer com elas. A minha vinda para o Hotel Faro & Beach Club, juntou o útil ao agradável e uniu as minhas duas grandes paixões, a gestão de pessoas e o turismo. Daqui a dez anos vejo-me, naturalmente, a continuar a liderar pessoas, independentemente do projeto que esteja a abraçar.

O Hotel Faro tem uma história já longa, e passou por muitas transformações. Como tem sido este caminho desde que assumiu a gestão do Hotel?

Acompanhei o processo de demolição e reconstrução do atual edifício, que inicialmente comportava nos dois pisos mais baixos, aquele que foi o primeiro Centro Comercial da cidade. Em 2002, todo o edifício passou a ser um Hotel de quatro estrelas. Até hoje, a arquitetura do Hotel Faro mantém-se, mas as atualizações e melhorias têm sido uma constante. Agarrei o papel de Diretora Geral com determinação e rodeei-me dos melhores colaboradores possíveis. Têm sido anos com altos e baixos, desafiantes mas muito gratificantes. A prova disso são os excelentes resultados que o Hotel tem tido. É um enorme privilégio liderar este projeto.

O que distingue o Hotel Faro & Beach Club dos outros hotéis do Algarve?

O Hotel Faro foi o primeiro Hotel da capital algarvia. É um hotel emblemático, que desde sempre foi a escolha de hóspedes ilustres e cuja preferência se mantém, o que muito nos honra. Com uma localização extraordinária, a vista para a Ria Formosa e para o centro da cidade é excecional. Contudo, a nossa maior distinção está na equipa, alinhada com os pressupostos da direção, dinâmica, diferenciadora e muito especial. No Hotel, todos sabem que o meu lema é “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!”

Além de alojamento no Hotel Faro & Beach Club, que tipo de serviços dispõem?

O Rooftop, onde convivem o Restaurante Ria Formosa com gastronomia elegante e sofisticada e o Cosmopolitan Bar, com uma vista deslumbrante para a Ria, é o nosso exlibris. Também neste piso contamos com a nossa piscina hidroterapêutica, aquecida todo o ano. O Hotel tem ao dispor um ginásio, sauna e banho turco, quatro salas de reunião e um parque de estacionamento coberto, com acesso direto ao Hotel. Na praia de Faro, temos o Beach Club onde os nossos hóspedes têm condições especiais e contam com transfer gratuito de e para o Hotel.