Atualidade

Turismo de Portugal distingue mais de 180 empresas que assumiram compromisso sustentável

No âmbito do programa Empresas Turismo 360º, decorrerá um evento na próxima terça-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Neste serão distinguidas, pelo Turismo de Portugal, mais de 180 empresas que assumiram um compromisso com a sustentabilidade.

A sustentabilidade no turismo é o principal tema do evento que decorrerá na próxima terça-feira, dia 23 de maio, a partir das 15 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra. Serão também aí distinguidas empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e empresas com relatórios de sustentabilidade que foram criados através da ferramenta FOREST.

O programa Empresas Turismo 360º foi lançado em novembro de 2021, com o objetivo de motivar as empresas a criar ou melhorar as suas práticas sustentáveis. Para isso, estas tiveram de cumprir um sistema de indicadores que estão integrados na agenda ESG (Environmental, Social, Governance).

A abertura do evento será realizada pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva; pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira e pelo membro da Comissão Executiva da ERT de Lisboa e Vale do Tejo, João Pedro Domingues.

Em seguida decorrerão conversas e debates com especialistas na área, sendo um deles o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte. Um dos painéis tem como tema “O relevo da sustentabilidade para o Turismo” e será abordado pelo Keynote Speaker Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) e nomeado Young Global Leader pelo World Economic Forum.

Haverá também uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, que recairá no tema “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”. Os participantes serão Nuno Cordeiro, diretor da Divisão de Financial Services Risk & Regulation, PwC; Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels; Marta Pires, administradora da Hertz Portugal; Cláudia Almeida, diretora do Património Natural da Parques de Sintra – Monte da Lua e Pedro Azeitona, Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança da Vila Galé Hotéis.

Por fim, o evento encerrará com o secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.