Atualidade

António Mega Ferreira é homenageado na celebração dos 25 anos da abertura da Expo ´98

Foto: Américo Simas/CML

Assinalam-se hoje os 25 anos da abertura da Expo ´98 e é perante esta celebração que Lisboa irá contar com um conjunto de iniciativas: a inauguração da Rua António Mega Ferreira, o lançamento do livro “A minha Lisboa, o Castelo, o Tejo e Tudo” e o espetáculo “António Mega Ferreira – Todas as Cores nas tuas Mãos” entram no programa.

O comissário da Expo´98 e escritor, António Mega Ferreira, é o principal homenageado neste dia de comemorações. A Câmara Municipal de Lisboa considera-o o “principal criador” da Exposição Mundial de Lisboa (Expo´98).

As homenagens ao comissário iniciam-se às 19 horas, com a inauguração da Rua António Mega Ferreira pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. Trata-se de uma via paralela à Estação do Oriente, ligando as Avenidas de Berlim e de Pádua.

É também hoje assinado um Memorando de Entendimento entre os herdeiros de António Mega Ferreira, a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a Universidade de Lisboa, para que seja criado, no Pavilhão de Portugal, a Biblioteca António Mega Ferreira e o Centro de Interpretação do Parque das Nações. Enquanto era vivo, o escritor demonstrou a vontade de doar à cidade toda a sua biblioteca pessoal de 25 mil volumes. A estes serão também acrescentadas duas obras que foram fundamentais para que o projeto da Expo´98 se concretizasse.

O centro de Interpretação pretende mostrar aos seus visitantes toda a transformação urbana e ambiental que aconteceu na cidade, depois da construção do Pavilhão de Portugal, projetado por Álvaro Siza Vieira. É às 19:30 horas, no próprio edifício, que será assinado o memorando e, ao mesmo, inaugurar-se-á uma exposição de fotografias de Luís Pavão, todas referentes ao Parque das Nações.

António Mega Ferreira era um apaixonado pela cidade e é ela que é exaltada num dos seus livros. “A minha Lisboa, o Castelo, o Tejo e Tudo” é o título da obra que nos fala sobre os espaços de eleição da cidade em que nasceu. Esta obra será lançada hoje, às 20:15 horas, no Teatro Camões. A mesma foi editada pela EGEAC/Castelo de S. Jorge e integra fotografias, de Kenton Thatcher, dos diversos lugares abordados pelo autor.

Por fim, as comemorações terminarão, às 21 horas, ainda no Teatro Camões, com um espetáculo de evocação ao comissário – “António Mega Ferreira – Todas as Cores nas tuas Mãos”. Esta iniciativa contará com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e das cantoras Teresa Salgueiro e Mafalda Veiga. Haverá também um momento de leitura de diversos textos de António Mega Ferreira.

A Expo´98 recebeu 11 milhões de visitantes e nela participaram 160 países e organizações internacionais – um número recorde. No mesmo ano é iniciado um “programa urbano multifuncional, que veio dar origem à freguesia dos Parque das Nações”, afirma a Câmara Municipal de Lisboa.