Atualidade Notícias

Rio Cávado: o motor da caminhada que liga Barcelos a Esposende

A caminhada “Cávado o rio que nos une” regressa a 25 de junho, ligando, num percurso de 21 km, Barcelos a Esposende. Este ano, o evento irá possibilitar aos seus participantes realizar o percurso sem a vertente competitiva.

O Munícipio de Barcelos, em parceria com o Município de Esposende e a Empresa Municipal Esposende 2000 organizam mais uma edição do “Cávado o rio que nos une”, marcada para dia 25 de junho. Esta caminhada decorre num percurso de 21 km e apresenta um grau de dificuldade elevado. Tem início no Largo da Porta Nova, em Barcelos, às 09:00 horas e termina junto ao Complexo Piscinas Foz do Cávado, na Zona Ribeirinha de Esposende. O fim da atividade desportiva está prevista para as 13:00 horas.

Este ano não poderia deixar de haver novidades, sendo uma delas a possibilidade dos participantes realizarem o percurso de forma não competitiva, ou seja, podem correr por diversão ou entender como se fosse um treino. A Câmara Municipal de Barcelos refere-se a esta nova modalidade de “corrida Free Trail”.

A participação na corrida apresenta um valor de 5 euros e é limitada a 400 inscrições. A respetiva inscrição fornece, durante a caminhada, guias do percurso, seguro de acidentes pessoais, transporte de regresso e alimentos e bebidas. Já a “corrida Free Trail” está limitada a 100 inscrições. Para obter mais informações ou efetuar a inscrição terá de aceder ao site da Esposende 2000.

A caminhada, para além de promover a prática desportiva e hábitos de vida saudável, pretende destacar a importância do Rio Cávado para a região, este que une vários munícipios, tais como Barcelos e Esposende. A caminhada enquadra-se no programa de ação para a valorização do Rio Cávado “Aqua Cávado – O rio que nos une”. A Câmara Municipal de Barcelos referiu, em comunicado de imprensa, que o objetivo passa por “sensibilizar a população e as instituições locais para a importância da água no contexto dos recursos hídricos da região, sobretudo do Rio Cávado”.