Atualidade Notícias

Porto e Vila Nova de Gaia apresentam candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia vão apresentar uma candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto no ano de 2027. Com experiência na organização de eventos desportivos, as cidades vizinhas ambicionam “promover um programa completo e inovador”.

A última década permitiu, às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, “somar experiência e conhecimento da organização de grandes eventos”, afirmam os municípios, em comunicado de imprensa. Para tal, contribuíram inúmeros eventos desportivos de projeção internacional, como a Red Bull Air Race World Championship, o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica, o WRC Rally de Portugal – Porto Super Special Stage, a final four da Liga das Nações, a final da Liga dos Campeões, torneios internacionais de andebol, como o Campeonato Europeu de Andebol de sub-20,  provas de ciclismo, incluindo a Volta a Portugal, o WTT Youth Star Contender 2022 –  Torneio Internacional de Ténis de Mesa, entre outros.

Os dois municípios dispõem de uma extensa oferta de programas de desenvolvimento desportivo, promovendo o desporto para todos e políticas de incentivo à prática desportiva. Realizam, também, com regularidade, iniciativas desportivas que trazem as famílias até ao espaço público. Além disto, valorizam o desporto de formação e investem na capacitação de crianças e jovens e na promoção da atividade física em todos os escalões etários. Entre os dois, apoiam mais de 20 mil atletas federados, nas mais variadas modalidades.

“O reconhecimento da importância da atividade física e do desporto são fatores determinantes para a construção de uma sociedade mais humana, inclusiva, moderna e sustentável, motivo pelo qual representam vetores estratégicos das políticas municipais que procuram acompanhar as tendências, antecipar expectativas e influenciar o estilo de vida saudável nas diversas gerações”, salientam.

Neste dois municípios, “o desporto é desenvolvido em rede”, estimulando parcerias com os agentes desportivos, a rede escolar, as juntas de freguesia e o movimento associativo, fomentando, assim, “relações consistentes que conduzem a programas adaptados às necessidades das populações”.

Tanto num como no outro, a coesão territorial, a inclusão, a educação para a cidadania e a criação de políticas de sustentabilidade estão intimamente ligadas com a promoção do desporto na mais ampla aceção da palavra. Aqui, o associativismo desportivo é forte e preponderante, sendo um parceiro relevante que apoiam de forma permanente.

Das principais razões que levam Porto e Vila Nova de Gaia a consumar esta candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027 está, ainda, a rede de equipamentos desportivos, nomeadamente pavilhões, piscinas, complexos desportivos, estádios, centros de alto rendimento, unidades de apoio ao alto rendimento nas escolas, ciclovias, parque urbanos e espaços verdes, campos de golfe, entre outras infraestruturas “capazes de acolher competições e eventos desportivos”.