Beleza e Lifestyle

Amor Próprio SPA: um “Open Office de Massagens”

O Amor Próprio SPA é um espaço acolhedor, tranquilo e seguro, em Odivelas. Sara Falcão é a sua fundadora e implementou um serviço inovador: é atendida uma cliente de cada vez e a sessão é adaptada às suas necessidades específicas.

Sara Falcão é formada em Sistemas de Informação, uma área em que continua a trabalhar e que se afasta desta vertente do bem-estar. A empresária pretendeu juntar o melhor de dois mundos, isto é, tanto trabalhar na vertente tecnológica, como poder aliar um lado mais humano. Foi a partir de um Workshop de massagem que entendeu que gostava da área do bem-estar. Considera que muitas vezes é colocado em segundo plano, e por isso reforça a importância de “ter um momento só nosso”, e desenvolver o amor próprio – daí o nome do espaço. Surgiu assim a decisão de se formar nos cursos de terapias de spa e de balneoterapia. Este caminho levou a terapeuta a dar início aos serviços ao domicílio, o “passa a palavra”, fez o resto e o negócio foi crescendo. Mais tarde, surge a necessidade, por parte de determinados clientes, de poderem relaxar fora de “casa”. Nasce assim, em 2019, ainda em plena pandemia, o Amor Próprio SPA, em Odivelas, às portas de Lisboa. Mal as restrições foram levantadas, Sara Falcão abriu o espaço e começou a realizar o atendimento conjuntamente com mais uma colega que é hoje o seu braço direito. Juntam-se a elas mais dez terapeutas e uma colega que se dedica à gestão das redes sociais: “todas elas, à sua maneira, são fundamentais”.

Quando entramos no Amor Próprio SPA deparamo-nos com um espaço pequeno (70 metros quadrados) mas acolhedor e que permite, numa só sala, proceder à massagem, relaxar em seguida, tomar um chá e comer umas bolachas, para além de possibilitar a toma de um duche, antes ou depois da sessão. Sara e a sua equipa assumem-se como um “Open Office de massagens”, sendo que acontece tudo no mesmo espaço. Só atendem mulheres, à exceção de sessões em dupla ou do serviço especial para noivos.

O principal foco está na cliente e nas suas necessidades e, por essa razão, só é marcada uma sessão individual, à porta fechada, e é dedicado todo aquele tempo e espaço a uma só cliente, ou se vierem em dupla, aos dois clientes, claro. No entanto, os serviços ao domicílio ainda se mantêm.

As massagens e tratamentos disponíveis

São disponibilizados oito serviços, sendo um deles as massagens de relaxamento, podendo envolver óleos e velas quentes e óleos essenciais. Estes últimos ajudam com constipações e dores de cabeça. As massagens terapêuticas atuam na “recuperação da dor e tensão muscular”, em que as grávidas e recentes “mamãs” têm ao seu dispor um serviço especial que envolve três técnicas – relaxamento, terapêutica e drenagem. Para quem prefere massagens orientais aqui também as pode requerer, tendo o espaço uma profissional dedicada à Ayurvédica, à pré e pós-parto. Para além disso, ainda é disponibilizada a Yoga Massagem, um tipo de massagem em que são aplicados movimentos de Yoga.

Os tratamentos faciais e corporais são mais dois serviços do Amor Próprio SPA que atuam no cuidado da pele. Ainda mais personalizados são os circuitos que permitem à cliente escolher aquilo que realmente deseja fazer, entre todas as opções já referenciadas, ou então escolher um dos circuitos já definidos, com uma duração de duas a três horas. Nestes casos, é oferecida uma refeição ligeira.

Os mais pequenos também não ficam de fora destas massagens, sendo que o espaço disponibiliza massagens para crianças a partir dos cinco anos. Podem ser feitas individualmente, mas também é incentivado um momento entre mãe e filho(a). De acordo com Sara Falcão, existem várias vantagens associadas, desde a criança poder ter a consciência de autocuidado de forma mais precoce, como também pode ajudar em situações de ansiedade e stress.

Mais recentemente o espaço deu início um novo projeto, o SPA Academy, que consiste em dar formações de massagens de relaxamento, terapêutica e drenagem linfática. A somar a esta vertente mais técnica, há um foco na humanização, ou seja, na importância em escutar as necessidades dos clientes e em estar lá como apoio em todo o processo. São também partilhadas dicas e conselhos de como montar o seu próprio espaço. No fim da formação, os participantes ainda poderão realizar um estágio no Amor Próprio SPA, colocando em prática tudo o que aprenderam. Mesmo estando a ensinar alguns dos segredos do seu serviço, Sara não tem qualquer receio de ganhar concorrentes: “Por mais concorrência que haja é sempre difícil copiar a nossa essência”, explica.

O sucesso assegurado e um novo espaço no horizonte

O Amor Próprio SPA venceu, recentemente, o prémio de Melhor SPA da Cidade dos International SPA Awards, um reconhecimento bastante importante para o espaço. Sara Falcão confessa que não estava à espera, uma vez que entraram há pouco tempo no mercado. No entanto, há dois anos que conseguem manter as cinco estrelas nas avaliações do Google, o que é muito positivo.

O sucesso do Amor Próprio SPA é algo visível e está a crescer muito rapidamente, o que faz com que já haja planos futuros. A agenda do espaço está bastante preenchida, o que causa alguns constrangimentos para realizar marcações. Já chegaram a estender o horário, passando a ser das 10 horas às 21 horas durante a semana, mas continua a não ser suficiente.

Por esta razão, Sara Falcão já pensa em abrir um segundo espaço em Lisboa, exatamente no mesmo formato de atendimento personalizado e de uma sessão de cada vez.