Economia

Economia portuguesa atinge excedente externo de 693 milhões até abril

A economia portuguesa registou, durante os primeiros quatro meses de 2023, um excedente externo de 693 milhões de euros, o que correlaciona com um défice de 1.965 milhões de euros atingido durante o período homólogo, divulgou o Banco de Portugal (BdP), este mês.

De acordo com o banco central, tendo em conta, somente, abril de 2023, é possível verificar um défice das balanças corrente e de capital no valor de 303 milhões de euros, ou seja, 122 milhões de euros abaixo quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Em abril, o défice da balança de bens e serviços diminuiu em 598 milhões de euros, quando contraposto com o igual período do ano transato, correspondendo assim a uma diminuição do défice da balança de bens e a um aumento do excedente da balança de serviços.

Desta feita, o saldo negativo da balança de bens retrocedeu em 163 milhões de euros, para um total de 1.989 milhões de euros, fruto de um decréscimo das exportações de 271 milhões de euros, inferior à redução de 434 milhões de euros das importações (-4,5% e -5,3%, respetivamente).

Em contrapartida, o excedente da balança de serviços aumentou em 435 milhões de euros, atingindo a barreira dos 1.900 milhões de euros. Segundo o banco central, citado pela agência Lusa, “as viagens e turismo e os serviços de transporte” foram, “sobretudo”, o que mais contribuiu para a subida das exportações (20,2%) e das importações (12,8%). As exportações e as importações de viagens e turismo cresceram, respetivamente, 22,5% e 10%, tendo resultado “num aumento do saldo desta rubrica de 308 milhões de euros”. “Em abril de 2023, as exportações de viagens e turismo totalizaram 1.942 milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de abril”, salienta a instituição liderada por Mário Centeno.

No que à balança de rendimento primário diz respeito, quando comparado com abril de 2022, foi registado um agravamento do défice em 475 milhões de euros, para um total de 749 milhões de euros, “devido, sobretudo, à subida dos rendimentos de investimento pagos ao exterior”.

Já a balança de rendimento atingiu um excedente de 420 milhões de euros, um aumento de 68 milhões de euros, quando contrastado com o período homólogo. A balança de capital apresentou uma redução de 69 milhões de euros, totalizando um valor de 114 milhões de euros.

Está agendada para o dia 20 de julho uma nova atualização das estatísticas da balança de pagamentos por parte do Banco de Portugal.