Destaque Mulheres Inspiradoras

Mulheres Inspiradoras no Setor Automóvel

São quatro mulheres empreendedoras no setor automóvel, nomeadamente através da concessão do crédito, e não só. Acompanhe-nos nesta viagem do Minho ao Alentejo, passando pelo Oeste (Braga, Guimarães, Torres Vedras e Évora). Na primeira pessoa, Manuela Guimarães, Sara Santos Silva, Helena Almeida e Cristina Silva falam-nos um pouco do seu percurso, das suas empresas e do que as inspira.


MANUELA GUIMARÃES | MIRANDA & CUNHA LDA / CREDIAUTO

O meu nome é Manuela Guimarães, tenho 49 anos, e sou CEO da Miranda & Cunha Lda / Crediauto. Estou ligada aos automóveis desde sempre, são cerca de 30 anos de experiência. Trabalhei 22 anos no grupo Fisacar, precisamente na área do financiamento automóvel e, em 2015, iniciei este projeto como Gerente da empresa Miranda & Cunha Lda / Crediauto.

O GOSTO PELO SETOR FINANCEIRO, EM PARTICULAR NO MUNDO AUTOMÓVEL.

O que me atraiu foi sempre o gosto pela área financeira e pelo automóvel. Mas também tive muita influência da minha família, já que esteve sempre ligada também à área dos automóveis.

OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS, PARA ALÉM DO CRÉDITO AUTOMÓVEL.

A Crediauto trata da intermediação de crédito nas várias soluções: pessoais, automóveis, e também no crédito consolidado (agregação de vários créditos num só para se conseguir uma prestação mais baixa). Também somos mediadores de seguros, sendo que o cliente pode fazer o crédito e o seu seguro automóvel connosco. Agora também dispomos do crédito hipotecário, uma área nova em que decidimos apostar na nossa empresa.

PORQUE É QUE A CREDIAUTO É A MELHOR OPÇÃO PARA O CLIENTE?

Um cliente pode esperar da Crediauto total transparência e, acima de tudo, confiança. Acho que, para além de outras coisas mais, estas são duas caraterísticas definidoras da Crediauto que nos têm distinguido ao longo dos anos!

SER UMA MULHER EMPREENDEDORA NUM SETOR VINCADAMENTE MASCULINO.

É normal. Estou neste mercado há cerca de 30 anos e sempre fui bem aceite por homens e mulheres .Também sempre trabalhei para que fosse assim, normal. Sempre dei o meu melhor e sempre fiz o que gosto. E isso sim – é o segredo para sermos todos empreendedores.

O QUE É UMA MULHER INSPIRADORA E O QUE A INSPIRA A SI?

Uma mulher inspiradora são todas as mulheres que fazem o que querem e são o que querem, com respeito pela liberdade dos outros . O que me inspira são todas as pessoas, homens e mulheres, que fazem isso na sua vida.

www.crediauto.pt


SARA SANTOS SILVA | SSS

Com o balanço da energia que se ganha em início de carreira, e a formação em gestão, aliada à maturidade dos 30, fundar a SSS foi o passo lógico no meu plano de carreira que já estava conceptualmente delineado. Ao longo de sete anos e pelas opções profissionais seguidas foi possível combinar duas áreas complementares, ainda que distintas – a área comercial e financeira no setor automóvel, que me permitiu um diagnóstico das necessidades do setor e, em particular, do consumidor final, o que numa fórmula combinatória de experiência-visão-capacidade de trabalho, levou à ação empreendedora de constituir a SSS.

O GOSTO PELO SETOR FINANCEIRO, EM PARTICULAR NO MUNDO AUTOMÓVEL.

Considero-me uma mulher prática, racional e apaixonada, onde tudo tem de ter uma aplicação prática, e pela mesma emerge o meu lado emocional, entusiasmando e apaixonado. A tudo isto alia-se a estória… a nossa estória pessoal, familiar, contextual. E assim nasce a minha ligação ao mundo automóvel, e consequentemente pelas experiências adquiridas e pela formação, o setor financeiro. O mundo automóvel faz parte do meu crescimento. Nasci dentro do mesmo, e acompanhada pelo meu pai, dei os meus primeiros passos, sinais, palavras em ligação com este mundo. Formou-me técnica, emocional e moralmente, e deu corpo à mulher que hoje sou.

OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS, PARA ALÉM DO CRÉDITO AUTOMÓVEL.

Para a SSS a compra de um automóvel faz parte de um processo integrado, que quando agilizado e simplificado para o cliente, se torna numa das melhores experiências do mesmo, que leva a que queira continuamente repetir. A SSS criou um produto que permite o acompanhamento, que pode começar num pedido de crédito até uma restruturação financeira total, tendo por princípio de que para qualquer problema procuramos uma solução. Na carteira de produtos e serviços da SSS temos todos os tipos de financiamento, inclusive o desenho e a aposta no crescimento e investimento através dos apoios comunitários – como a exemplo o 2030 agora a iniciar-se, e basta contactar-nos que vamos certamente dar corpo e realidade ao seu desejo.

O QUE ESPERAR DA SSS.

Dedicação, profissionalismo, honestidade, caminhos e soluções. Procuramos sempre a melhor solução, personalizada e adequada às necessidades do cliente, garantindo que o mesmo tem a melhor experiência, com um sentimento de tranquilidade e realização.

SER UMA MULHER EMPREENDEDORA NUM SETOR VINCADAMENTE MASCULINO.

Com efeito, a premissa base de que ser mulher é o resultado de certos comportamentos sociais não é correta, mas que estava presente no setor no arranque da minha atividade profissional. Inicialmente foi difícil. Levou tempo e trabalho para o respeito dos meus pares, e que quando foi conseguido introduzi uma nova premissa que foi ser “mulher” e “empreendedora”. Atualmente os meus parceiros sabem que podem contar com dedicação total, sendo que acredito que contribuo, diariamente, para que o estigma de que as mulheres não “percebem de automóveis” desapareça, e para que juntos possamos apresentar melhores soluções ao setor automóvel e financeiro.

O QUE É UMA MULHER INSPIRADORA E O QUE A INSPIRA A SI?

SER MULHER. Todas as mulheres são inspiradoras. A boa conciliação da vida familiar e profissional, os conflitos gerados no trabalho e em casa no caminho para essa conciliação, as expectativas irrealistas que colocamos sobre nós, ou que aceitamos que nos coloquem. Mas o encontrar do equilíbrio entre todos os mundos, mostra a força, resiliência e potencial de ser mulher. O que me inspira? Ver a minha filha e outras meninas a afirmarem que as mulheres conseguem fazer tudo. Porque conseguem. Apenas precisam de ter os exemplos certos. E faz parte da missão pessoal trabalhar continuamente para poder ser um bom exemplo, apoiando todas, e todos, no processo para que também o sejam.

www.sarasantosilva.pt


CRISTINA SILVA | ALVES & SEQUEIRA, LDA.

O meu nome é Cristina Silva, nasci e cresci em Guimarães e sou a Sócia-Gerente da empresa Alves e Sequeira – Intermediação de Crédito, Lda. trabalho no setor financeiro há cerca de
sete anos, criei a minha empresa em 2019. Considero-me uma pessoa Dedicada, responsável e profissional.

O GOSTO PELO SETOR FINANCEIRO, EM PARTICULAR NO MUNDO AUTOMÓVEL.

Comecei como gestora comercial na área dos seguros, sempre me tive como uma pura comercial. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na área financeira compreendi que era uma ideia que me atraía muito e na qual queria crescer e aprender mais. Com o tempo acumulei experiência que me trouxe até ao crédito automóvel, por ser uma área com um mercado muito variado e onde todos os dias surgem clientes com perfis totalmente distintos e que nos obrigam a evoluir constantemente de forma a conseguirmos dar a melhor resposta.

OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS, PARA ALÉM DO CRÉDITO AUTOMÓVEL.

Temos também serviços na área de Crédito Habitação e seguros. Com estas duas áreas conseguimos propor taxas competitivas, complementadas com seguros de vida à medida e com prémios de seguro baixos. Foi uma evolução natural para a nossa empresa alargar o leque da oferta e mantermo-nos na área financeira e que segue a nossa forma de trabalhar, em que acompanhamos os processos de financiamento em todos os detalhes e ajudamos os clientes a terem acesso às melhores opções de crédito. Gerimos toda a burocracia com o conhecimento técnico que é quase impossível um cliente possuir.

PORQUE É QUE A ALVES E SEQUEIRA É A MELHOR OPÇÃO PARA O CLIENTE.

Porque aqui vai receber um atendimento personalizado, sempre com várias pessoas disponíveis para acompanhar qualquer processo de crédito. A Alves & Sequeira, Lda. tem nome como uma empresa que aborda todos os pedidos de financiamento com a mesma seriedade e dedicação. Cada processo de crédito é distinto e a nossa equipa está formada para ajudar os clientes a terem acesso ao produto financeiro mais indicado para as suas necessidades.

SER UMA MULHER EMPREENDEDORA NUM SETOR VINCADAMENTE MASCULINO.

É uma realidade que no passado já foi mais dura. Atualmente ainda podemos cruzar-nos com atitudes de preconceito, mas são cada vez mais raras. O meu percurso ajudou a estabelecer relações com vários parceiros que atualmente olham para mim e para as minhas colaboradoras com respeito e sabem que o nosso género pouco diz no que toca a competências ou falta delas. No geral aprecio o desafio de ser melhor num universo que já foi mais masculino. A nossa empresa, por exemplo, tem uma força de trabalho composta por 80 por cento de mulheres.

O QUE É UMA MULHER INSPIRADORA E O QUE A INSPIRA A SI?

A mim inspiram as mulheres que eu julgo serem como eu: corajosas, fortes e com capacidade de se adaptarem para fazer face às adversidades. E são essas mulheres que, tal como eu, ousam sonhar e fazer parte de uma área que até há bem pouco tempo era considerada masculina. A minha inspiração individual posso dizer que se situa entre a minha família, que eu prezo bastante, e as situações que no passado me desafiaram. Sempre que me dizem que há algo que eu não consigo fazer, para mim é um tónico que me motiva a superar-me. Gosto de conseguir surpreender os que me rodeiam, quer estejam a favor, quer estejam contra.

www.ascredito.pt


HELENA ALMEIDA | EM – EFFICIENT MONEY, LDA

O meu nome é Helena Almeida, tenho 44 anos e sou natural de Évora. Posso caraterizar o meu percurso profissional como desafiante. A minha formação académica, Educação de Infância, nada tem a ver com a minha atual atividade profissional. Porém, ao trabalhar durante 20 anos na minha área de formação, desenvolvi certas caraterísticas e competências, como uma maior capacidade de diálogo e de resolução de problemas.

O GOSTO PELO SETOR FINANCEIRO, EM PARTICULAR NO MUNDO AUTOMÓVEL.

Foi através do meu marido que recebi uma proposta para ingressar no ramo financeiro, particularmente, no automóvel. O que me atraiu foi a mudança. Inicialmente, foi uma adaptação difícil, pois nunca tinha estado em contacto com esta área. Porém, no decorrer da atividade, fui adquirindo um maior interesse e, consequentemente, passei a gostar realmente daquilo que faço atualmente.

OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS, PARA ALÉM DO CRÉDITO AUTOMÓVEL.

De facto, o nosso maior foco é o crédito automóvel, na medida em que apresentamos, aos clientes dos stands, nossos parceiros, as melhores soluções de financiamento. Além do mais, contamos com mais dois serviços: crédito pessoal e crédito consolidado.

PORQUE É QUE A EFFICIENT MONEY É A MELHOR OPÇÃO PARA O CLIENTE.

Com sede em Évora, a EM – Efficient Money, Lda é uma empresa de intermediação de crédito registada e autorizada pelo Banco de Portugal a título vinculado com o nº 0004106, a exercer desde 2018. A EM posiciona-se no mercado para dar resposta às necessidades de crédito ao consumo, estabelecendo parcerias com as mais relevantes entidades financeiras a operar em Portugal, de forma a encontrar as soluções mais indicadas para cada um dos seus clientes. Assente em relações de proximidade e confiança, garantimos uma resposta rápida, transparente e de confidencialidade em todas as etapas processuais. Quem trabalha com a EM pode contar com uma equipa 100% disponível para um acompanhamento personalizado, de forma a responder às suas necessidades, desde o momento do primeiro contacto.

SER UMA MULHER EMPREENDEDORA NUM SETOR VINCADAMENTE MASCULINO.

Ser uma mulher empreendedora num setor vincadamente masculino permite que, talvez, possa ser um exemplo para outras mulheres que desejam ingressar nesta área. A minha presença pode encorajar e motivar outras mulheres a procurar oportunidades semelhantes, contribuindo para uma maior diversidade e equidade. Sendo mulher, em nenhum momento me senti discriminada ou subestimada pelo meu género, quer da parte de clientes ou de parceiros.

O QUE É UMA MULHER INSPIRADORA E O QUE A INSPIRA A SI?

Sinceramente, não sei se sou inspiração para alguém, porém tento ao máximo tratar bem as pessoas que trabalham comigo, como também aquelas que confiam nos nossos serviços. Aquilo que me inspira é a busca por novas aprendizagens, novos conhecimentos e novos interesses.

Efficient Money, a escolha eficiente! Para crédito intermediário, solução competente!

www.efficient-money.pt