Atualidade Notícias

Um mês repleto de atividades ao ar livre

Sessão de cinema do CineConchas | ©EGEAC, José Frade

O verão chegou e, com ele, as temperaturas altas. Começa a surgir a vontade de aproveitar o bom tempo e participar em atividades que não impliquem estar num espaço fechado. Deixamos algumas sugestões de eventos que decorrerão no mês de julho.

Festival é a palavra mais ouvida nos próximos dois meses, mas isso não implica que seja de música. Os festivais de cinema, de comida e bebida estão a espalhar-se pelo país, disponibilizando uma oferta para todos os gostos e idades. No entanto, o verão não se faz só de festivais, sendo também organizadas várias atividades culturais, desportivas e sociais ao ar livre.

No mês de junho já começaram alguns festivais de cinema ao ar livre ou iniciativas dedicadas à sétima arte que se prolongam durante os meses de verão. Rumando até à capital, já se encontra a decorrer o CineConchas, na Quintas das Conchas, com sessões de quinta a sábado, às 21:45 horas. Até dia 15 de julho poderá assistir, gratuitamente, a uma grande variedade de filmes, destacando a curta de animação portuguesa, que foi nomeada para os óscares, “Ice Merchants” (8 de julho), “A Voz das Mulheres” (13 de julho), “Elvis” (14 de julho) e “O Gato das Botas: O último Desejo” (15 de julho).

Já no Norte, mais precisamente em Famalicão, está prestes a começar a 24º edição do Cinema Paraíso. A partir de dia 5 de julho e até 2 de setembro, no Parque da Devesa, no Adro da Igreja de Pedome e no exterior da Casa de Camilo, serão exibidos vários filmes que acabaram de sair do cinema: “Os Fabelmans” (5 de julho), “Air” (19 de julho), o mais recente filme de live action da “Barbie” (23 de agosto), entre outros. A entrada é gratuita e as sessões estão marcadas para as 22 horas.

Para quem pretende ter um maior poder de escolha sempre pode visitar a Praça do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, que trouxe, já em junho, o programa “Praça com vida”. Até setembro o espaço irá dinamizar atividades gastronómicas, vínicas, musicais, cinematográficas ou simples conversas. Estão também programados concertos, Dj sessions, showcases e workshops sobre nutrição: destaca-se que, próximo dia 16, entre as 17:30 horas e as 20:30 horas, atuará a banda tributo ao festival Super Bock Super Rock e nos dois dias seguintes a praça recebe o produtor Acushla para apresentar os azeites biológicos de Trás-os-Montes, uma exposição de flores artesanais dinamizada pela Flores Daqui e um expositor de roupa sustentável. A entrada é livre, estando aberto ao público de quarta a Domingo.

Numa vertente mais clássica, a Câmara Municipal de Sintra volta a apresentar a Gala Internacional de Bailado, nos jardins do Palácio de Seteais, nos dias 1 e 2 de julho pelas 19 horas. Esta edição conta com a participação de solistas do Ballet Real da Dinamarca da Ópera de Viena, da Ópera Nacional da Macedónia, do Ballet Nacional da Croácia, da Ópera Teatro de Basel e do Ballet da Baviera. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline, na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval e no local do espetáculo.

Para quem tem interesse em desporto não poderá perder as diversas atividades ao ar livre programadas. Regressando ao concelho de Famalicão será possível participar, até dia 15 de julho, no programa “Move-te”: estão planeadas 176 aulas, com 60 minutos cada e abrangendo 25 modalidades, tais como Zumba, Treino Funcional, Yoga, Artes Marciais, Capoeira, entre outras. A proposta do município é gratuita e para todas as idades.

Os mais novos também não ficam de fora, podendo participar no Yoga Fun. O Eco Retiro de Galamares, em Sintra, irá realizar, no dia 1 de julho, o Yoga Fun para crianças e famílias. Entre as 10 e as 11 horas, crianças dos 6 meses aos 9 anos poderão, conjuntamente com os seus cuidadores, experimentar a prática de Yoga. A participação apresenta um custo, tendo de realizar a inscrição prévia.