Atualidade Notícias

Braga integra rede “Cidades Históricas 3.0”

O município de Braga faz parte da rede “Cidades Históricas 3.0”, um projeto que tem como principal objetivo discutir problemas, trocar experiências, e encontrar soluções para o desenvolvimento e promoção do turismo sustentável.

O processo de adesão à iniciativa “Cidades Históricas 3.0” foi gerido pelo município polaco de Cracóvia, o responsável pela implementação do projeto. “Graças ao seu património secular e às atrações turísticas únicas, as cidades históricas reforçam as economias locais e são fundamentais para a atratividade da marca dos países”, expõe o município bracarense, em nota de imprensa. O crescimento do turismo impõe a estas cidades um conjunto de desafios, principalmente ao nível da sustentabilidade.

O projeto em questão assenta na ideia de que as cidades europeias devem ser locais onde se caminha em direção ao progresso social e ambiental, mantendo, ao mesmo tempo, a atratividade e o progresso da economia. Neste sentido, é fundamental encontrar uma abordagem integrada que tenha em conta todos os aspetos a favor do crescimento sustentável.

Os integrantes da rede “Cidades Históricas 3.0” comprometem-se a colaborar em áreas como a gestão turística, a conciliação do turismo com a vida da comunidade, o desenvolvimento económico, a estratégia de comunicação e o próprio ordenamento do território.

Esta entidade realiza conferências, com o intuito de promover a troca de ideias e de experiências entre as cidades membro. Além de Braga, neste projeto estão também as cidades de Cracóvia, Łańcut, Gdansk, Lublin, Poznań, Świdnica, Tarnów, Torún, Breslávia, Zamość (Polónia), Edimburgo (Escócia), Budapeste (Hungria), Kiev, Lviv (Ucrânia), Tiblissi (Geórgia), Veliko Tarnovo (Bulgária) e Antália (Turquia).