Atualidade Notícias

“Fontes Secretas” arranca domingo no Porto

O Parque das Águas, no Porto, está prestes a ser palco de uma iniciativa que promete uma programação diferente e surpreendente a cada domingo, entre natureza, música e cultura. Trata-se do “Fontes Secretas”, um evento, com entrada gratuita, que tem início dia 30 de julho, das 10 às 16 horas, e que se prolonga até 17 de setembro.

A empresa municipal Águas e Energia do Porto, em parceria com o M.Ou.Co – espaço cultural e hoteleiro – organizou um evento “inesperado” para o verão deste ano. A iniciativa “Fontes Secretas”, que se apresenta como “uma proposta inusitada para a cidade, não pretende oferecer mais do mesmo”, reitera o município, em nota de imprensa. A programação mudará a cada fim de semana e a promessa é de que vai surpreender com atividades sempre diferentes, arrojadas e atuais.

“Vamos ter música, sempre adaptada ao próprio espaço, mas também instalações artísticas, aulas de yoga, entre muitas outras surpresas. No primeiro fim-de-semana, por exemplo, teremos um workshop de Circo, com a artista Dayanis Turca Marrero”, enuncia Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Para além das diversas atividades, o elemento diferenciador desta proposta é o próprio espaço, o Parque das Águas, que acolhe um património histórico, que inclui fontes, chafarizes e arcas de água, construídas ao longo dos últimos quatro séculos. “A este espólio junta-se em perfeita harmonia o património natural deste que é um dos parques mais secretos do Porto”. Com uma mancha arbórea composta por sobreiros, carvalhos, magnólias e dois monumentais eucaliptos, o Parque das Águas é um verdadeiro pulmão verde em plena zona oriental da cidade.

O “Fontes Secretas”, que se assume como uma celebração da cultura e da criatividade, alinha com os valores e missão da Águas e Energia do Porto, no que diz respeito à promoção da sustentabilidade, da defesa do ambiente e da preservação e divulgação do património histórico. A iniciativa pretende contribuir também para a dinamização desta zona da cidade.