Atualidade Notícias

Maior fabricante mundial de ‘chips’ constrói fábrica na Alemanha

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., maior fabricante de ‘chips’ do mundo, deu, esta terça-feira, luz verde para a construção de uma fábrica, em Dresden, na Alemanha. Trata-se de uma parceria com as Infineon Technologies, NXP Semiconductors e Robert Bosch GmbH, num investimento de 10 mil milhões de euros.

A Alemanha pretende diminuir a dependência de ‘chips’ vindos da Ásia, o que se mostra vantajoso para fabricantes do setor automóvel, como a Volkswagen e a Porsche. Para tal, será construída, em território alemão, uma ‘joint-venture‘, detida em 70% pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), com a Infineon, a NXP e a Bosch a deterem, respetivamente, 10% do capital da sociedade, referem, de acordo com a LUSA, as empresas, num comunicado conjunto.

A fábrica, cuja operação ainda aguarda a aprovação das diversas entidades reguladoras do mercado alemão, deverá começar a ser construída durante o segundo semestre de 2024. A previsão para o início da produção está a apontar para o final de 2027 e, segundo a agência financeira Bloomberg, que menciona o comunicado, a fábrica criará, sensivelmente, dois mil postos de trabalho diretos.

Esta primeira unidade fabril da TSMC na Europa, que vai fornecer ‘chips’ para as indústrias automóvel e industrial, representa um passo significativo para contrariar os riscos do aumento das tensões entre os Estados Unidos e a China.

De acordo com a agência financeira, a coligação governamental liderada pelo chanceler Olaf Scholz vai atribuir um valor de cinco mil milhões de euros para a construção da fábrica, em Dresden.

Atualmente, os governos em todo mundo competem pela localização de novas fábricas de ‘chips’ para garantirem um maior controlo sobre os semicondutores, que são imprescindíveis para o fabrico dos dispositivos eletrónicos e tecnologias de próxima geração, englobando a Inteligência Artificial (IA).