Alice Neto de Sousa, Daniel Sampaio, Nuno Lobo Antunes e Michael Tamblyn são as mais recentes confirmações para o Book 2.0. O evento, que traz a Portugal os mais prestigiados autores e pensadores para debaterem a evolução do livro e dos hábitos de leitura, acontece nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Belém, na cidade de Lisboa.
Reunidos para partilhar conhecimento, experiências e perspetivas, é através do Book 2.0 que os autores e pensadores mais afamados vêm a Portugal para discutir a evolução do livro e dos hábitos de leitura. Das mais recentes confirmações a marcar presença na iniciativa, destacam-se nomes nacionais e internacionais, representando várias áreas dos mundos literário e editorial.
Alice Neto de Sousa figura entre os nomes mais recentemente confirmados para participar. Poeta e recitadora de poesia, é a escritora por trás do poema intitulado “Março”, selecionado para assinalar o início das celebrações do 50º aniversário do 25 de Abril (2022). A versão manuscrita do poema foi incluída entre os objetos depositados na cápsula do tempo, concebida para comemorar o aniversário deste acontecimento, permanecendo por abrir até 2074, ano em que se assinalará o centenário da revolução.
Foi ainda em tenra idade que Alice deu os primeiros passos na escrita poética, utilizando-a como uma maneira de enfrentar os desafios e as preocupações. O seu talento foi destacado pela BANTUMEN, que a incluiu na Powerlist 100 de 2022 como uma das “100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia”. Neste evento, integrará a sessão “Como Pode a Música e a Poesia Mudar o Mundo”.
No mesmo dia, também Michael Tamblyn vem diretamente do Canadá para participar na sessão sobre “O Futuro da Edição na Era Digital”. Neste painel, partilhará a sua perspetiva enquanto Presidente e Diretor Executivo da Rakuten Kobo, onde tem unido o gosto pela leitura a um profundo enfoque nas vertentes de hardware e software, tencionando aprimorar a experiência de leitura dos seus clientes.
Karine Pansa, que assume a presidência da International Publishers Association, é igualmente um dos nomes confirmados. O objetivo de participar no Book 2.0 centra-se em partilhar a sua experiência no âmbito da publicação internacional, numa conversa com Clara Capitão, Diretora Geral da Penguin Random House Portugal. Neste diálogo, vão explorar conjuntamente a temática da “União para os Negócios Responsáveis”.
A nova geração também terá voz neste evento. Para tal, as escritoras Rita da Nova e Maria Francisca Gama irão participar numa conversa informal, mas essencial, com a Ativista Literária e Criadora do Book Gang, Helena Magalhães, para debaterem as “Escolhas da Next Generation”.
Do campo da medicina à esfera da poesia, passando pelas redes sociais até ao âmbito jornalístico, são diversos os nomes que se juntam ao evento com o propósito de fomentar a interação e o desenvolvimento dentro do universo literário.
Daniel Sampaio, psiquiatra e autor/co-autor de 30 livros sobre família, adolescência e escola; Yasmina Laraudogoitia, Gestora de Relações Governamentais e Políticas Públicas do TikTok em Espanha e Portugal; Joachim Kaufmann, CEO de Carlsen Publishing, a editora líder de mercado em literatura infantojuvenil e banda desenhada; Rachel Martin, Diretora Global de Sustentabilidade na Elsevier, impulsionadora na mudança nas áreas de sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na ação climática; António Redondo, CEO Navigator; Isabela Figueiredo, jornalista, professora e autora de obras premiadas, e Nuno Lobo Antunes, autor e renomado Neuropediatra, são algumas das personalidades que também participarão no Book 2.0, contribuindo para incentivar e enriquecer os públicos e as conversas ao longo dos dois dias de evento.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na sessão de encerramento do primeiro dia do Book 2.0. Posteriormente, acontecerá a cerimónia de inauguração da Festa do Livro de Belém, que terá lugar nos jardins do Palácio de Belém. O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o Ministro da Educação, João Costa, também estarão presentes no evento para participar em entrevistas exclusivas em palco.
Além das intervenções dos convidados, o evento será, igualmente, o cenário escolhido para a apresentação de um estudo, realizado pela GFK, sobre os índices de leitura em Portugal. Com o propósito de estimular políticas públicas e fortalecer o ecossistema do setor dos livros, editoras e educação no país, o estudo apresentará uma análise minuciosa dos índices de leitura em Portugal desde 2004 e será revelado em primeira mão pelo presidente da APEL, Pedro Sobral, no dia 31 de agosto.
A pesquisa abrangerá diversos temas relacionados aos comportamentos de leitura, englobando a análise dos padrões pré e pós-confinamento, assim como os modos de consumo de livros. Serão levantadas questões essenciais para compreender o atual panorama da leitura em Portugal e o seu impacto nas várias dimensões da sociedade.