Atualidade Notícias

32ª PortoJóia traz novidades e mais expositores à Exponor

A PortoJóia está de volta à Exponor – Feira Internacional do Porto, entre os dias 21 e 24 de setembro. Para além de serem esperadas novidades, como é o caso da Oficina PortoJóia, esta 32ª edição contará com um aumento do número de expositores.

É a partir do mote “More is More” que serão apresentadas, na PortoJóia, as mais recentes tecnologias e tendências da indústria da joalharia, ourivesaria e relojoaria à escala ibérica. Com uma previsão de, sensivelmente, 100 empresas participantes, a edição deste ano já se apresenta com um aumento significativo face à anterior. “O aumento do número de inscritos deixa-nos muito satisfeitos e demonstra a importância que esta feira representa para o setor”, enfatiza Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.

Das “grandes novidades” esperadas, destaca-se a “Oficina PortoJóia” que, em parceria com o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, – pretende realçar a importância da formação especializada, através de demonstrações in loco de filigrana, cinzelagem e cravação.

Uma das tendências previstas neste universo é influenciada pela “Era do Maximalismo”, que inspirou o tema deste ano. O mote escolhido para a edição de 2023 descreve uma temporada que se caracterizará pela liberdade infinita de múltiplas combinações, com cores, formas e padrões. Para trás fica o receio de ousar e a autenticidade é abraçada.

“Este espaço de novidades” destina-se a um perfil abrangente de expositores, desde marcas, fabricantes e designers, bem como empresas de embalagem, máquinas, serviços e software. De acordo com a Exponor, “a PortoJóia, que apresenta uma montra adornada pelos três setores, mantém-se um evento de referência entre marcas, fabricantes, designers e compradores”. Este regresso visa expor alguns dos nomes mais conceituados da área ao lado de novos criadores e, simultaneamente, perpetuar o debate acerca do futuro.

O reforço da relojoaria foi um dos objetivos alcançados. A organização avança que, para além das marcas habituais, o evento vai contar com a estreia das empresas HIRSCH Braceletes Portugal e o Grupo Expertis. No campo da inovação será recebida, pela primeira vez, a Osmium Instituto Portugal, empresa que comercializa um material inovador, disponível em Portugal desde 2021 – o osmium cristalino.

A PortoJóia continua a ser uma feira exclusiva para profissionais do setor e dedica quatro dias a várias atividades que realçam as tendências e os novos criadores. Uma destas dinâmicas é a Art & Jewels, que está de volta para a sua terceira edição e visa promover colaborações entre a joalharia e outras áreas criativas, associando artistas a designers. Numa área reservada do certame vão ser expostas as criações nascidas destas sinergias.

As duplas inovadoras deste ano já foram anunciadas e combinam o universo da joalharia à moda, à arte, à decoração, passando pela pastelaria. São estas as duplas: Maria João Costa & Katy Xiomara, Sara Sousa Pinto & Maria Beatitude, Ruben Roque & Onlywood, bem como JLD & Miss Pavlova.

O concurso Prémio Best Of ’23 é outro dos momentos mais aguardados, uma vez que valoriza o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor. São sete as categorias em destaque: designer revelação, melhor loja física, melhor loja online, aluno revelação, prémio carreira, melhor montra em stand e melhor stand. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de setembro.

A PortoJóia oferece um programa abrangente que aborda os tópicos “mais quentes” que têm vindo a influenciar estas áreas. Durante os dias do evento, serão realizados debates e palestras, com o intuito de enriquecer a experiência dos visitantes. A importância do marketing e do branding para o desenvolvimento dos negócios, os mitos e as curiosidades relacionados com os metais preciosos em Portugal, bem como a envolvência da joalharia com a moda e as tendências futuras são alguns dos temas que compõem a agenda.