Atualidade Notícias

Casa Municipal da Cultura de Coimbra recebe exposição “A lepra na História”

A Casa Municipal da Cultura de Coimbra vai acolher, na Galeria Pinho Dinis, a exposição “A lepra na História”. Documentação histórica e testemunhos de quem foi infetado pela doença é o que vai estar exposto, de 12 de setembro a 27 de outubro.

A Casa Municipal da Cultura de Coimbra inaugura, a 12 de setembro, na Galeria Pinho Dinis, a exposição “A lepra na História”, que terá disponível documentação da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico. Para além disto, contará com a mostra “Hansen Stories”, do Hospital Colónia Rovisco Pais, sobre as memórias de quem compartilhou a Leprosaria Nacional, um espaço que se situava perto das regiões mais endémicas, os distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro.

A lepra assumiu, na Idade Média, um papel preponderante na Europa Ocidental, enquanto doença endémica em desenvolvimento e mobilizadora de importantes medidas de profilaxia. Na contemporaneidade, enquanto consequência do aparecimento de novas noções de saúde pública, higiene, epidemiologia e depois de se caraterizar como doença infetocontagiosa, a idealização e conceção do Hospital Colónia Rovisco Pais surge como “medicalização da doença”.

A exposição tenciona dar a conhecer um conjunto de memórias, contadas na primeira pessoa, de quem compartilhou a Leprosaria Nacional. Resumidamente, “esta é uma exposição que convida à reflexão sobre uma memória distante ou quase esquecida da nossa história e que pretende redescobrir duas instituições de caráter assistencial, importantes em épocas distintas”, afirma a Câmara Municipal de Coimbra.

No dia de abertura da exposição, pelas 17 horas, estão previstas duas conferências – “Cuidar dos leprosos na Idade Média: o Hospital de S. Lázaro no contexto assistencial de Coimbra” e “Valorizar e (Re) descobrir o Hospital Colónia Rovisco Pais” – que pretendem abordar aspetos convergentes deste percurso histórico e social.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e aos sábados, das 11h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00. A entrada é livre.