Atualidade Notícias

Porto prepara três fins de semana para dar a conhecer mais sobre arte urbana

Fotografia: Andreia Merca

A primeira edição da Baluarte – Exposição de Arte Urbana vai fazer do Quartel de Monte Pedral, no Porto, uma galeria a “céu aberto”. Nos fins de semana de 16 de setembro a 1 e outubro, entre as 10 e as 19 horas, o evento oferece programas para toda a família, com workshops e oficinas, música, demonstrações e conferências. A entrada é gratuita.

A acontecer pela primeira vez, a Baluarte – Exposição de Arte Urbana faz do Monte Pedral “a maior galeria a céu aberto, com obras pensadas para estruturas de grandes dimensões, circuitos inusitados e sonhos do tamanho de uma parede de um grande quartel”, adianta a Câmara Municipal do Porto, em nota de imprensa. Desde workshops e oficinas, passando pela música e até às demonstrações e conferências, ao longo dos três fins de semana, são diversas as atividades para celebrar uma arte que, sendo urbana, é de todos.

Reunindo, num único espaço, diferentes abordagens e visões, a iniciativa vai permitir acompanhar e visitar os novos trabalhos criados e desenvolvidos pelos artistas Dub, Mariana PTKS, Costah, MURA, Rafi die Erste, Rasoal, Tomás Facio, Inês Arisca, Oaktree, Hazul, MrKas, MynameisnotSEM. Godmess e Mr Dheo.

O mundo da denominada “arte urbana” encontrou, nos últimos anos, o seu lugar na cidade. Deixou de ser encarada como uma forma de transgressão para se tornar um elemento que comunica com o ambiente onde se insere, criando uma simbiose entre aqueles que a contemplam, aqueles que se surpreendem e aqueles que a concebem como um elemento diferenciador numa cidade em constante transformação.

“Após um conjunto de iniciativas desenvolvido, nos últimos anos, em vários locais da cidade, contribuindo para um verdadeiro Programa de Arte Urbana do Porto, com obras a serem apreciadas livremente em várias superfícies e locais, está agora na hora de se afirmar um grande festival”, afirma o município.