A Câmara de Braga voltou a incluir no calendário de atividades do município os convívios na Quinta da Malafaia, em Esposende. A autarquia estima que sejam, sensivelmente, cinco mil seniores bracarenses a participar nesta iniciativa, entre ontem, 26 de setembro, e o dia 6 de outubro, deste ano.
Depois de uma interrupção causada pela Pandemia de Covid-19, a Câmara de Braga voltou a incorporar no calendário de atividades municipal os convívios na Quinta da Malafaia. O principal objetivo desta iniciativa, segundo a autarquia, passa por proporcionar aos participantes “um dia diferente destinado a celebrar o bem-estar da população sénior”.
Estes encontros são realizados em colaboração com todas as Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho e representam apenas um dos diversos momentos integrados no conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal tem vindo a implementar para promover a participação ativa dos idosos.
“Retomamos este convívio que, seguramente, é um momento muito importante de convívio, da promoção do encontro da comunidade sénior, a quem dedicamos atenção ao longo de todo o ano, mas que aqui, de uma forma especial, tem um significado diferente”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, lembrando as políticas municipais direcionadas à população sénior do Concelho, implementadas ao longo dos últimos anos.
Conforme explicou o autarca, o município tem demonstrado que a área da ação social é uma das suas principais prioridades, tendo implementado diversas políticas abrangentes de apoio à população mais idosa, como é o caso de, entre outras, o apoio à habitação e a criação do Cartão Sénior.