Mulheres Inspiradoras

Tânia Neves soma paixões e cresce profissionalmente com cada uma delas

A Bola de Pêlo Criações é um projeto de Tricô e Crochê que nasceu das mãos de Tânia Neves, num momento de introspeção, e que provocou a maior reviravolta da sua vida. É advogada, escritora, formadora, consteladora familiar e mentora de criatividade sistémica, professora e designer de crochê e tricô, tendo criado o método “Meias Sem Espinhas” e a Academia Borboleta.

Todo o percurso profissional de Tânia Neves começa na advocacia, que exerce até hoje, mesmo que a meio tempo. A advogada formou-se ainda em constelação sistémica e familiar, o que lhe deu uma visão alargada dos bloqueios emocionais por questões familiares e um novo olhar perante a vida. Em 2012, o falecimento do pai e todo o processo de luto fê-la questionar se realmente era feliz e realizada.

O crochê e o tricô sempre fizeram parte do seu dia-a-dia, como hobbies, já que aprendeu a fazê-lo aos cinco, seis anos de idade com a sua mãe e avó. São técnicas que sempre a apaixonaram, produzindo peças para si ou para oferecer. É assim que surge a Bola de Pêlo Criações, um blog, nos finais de 2013, permitindo a Tânia Neves dedicar-se à sua criatividade e a uma “meditação ativa”. Inicialmente o blog funcionava como uma montra, onde expunha as suas peças, nunca tendo a intenção de as vender e assim continua atualmente.

Durante este percurso surgiu entretanto um novo desafio, a Universidade Sénior, no qual Tânia Neves pôde lecionar crochê e tricô. É assim que acaba por ganhar o gosto “de partilhar este saber de uma forma simples”, o que a levou a criar um canal no Youtube no qual vai ensinando como fazer crochê e tricô. Atualmente Tânia Neves direciona o seu trabalho para as meias em tricô, sendo conhecida nas redes sociais como a “Tânia das meias”. A formadora via o tricotar das meias como algo mágico: “eu ficava encantada com aquelas agulhas de madeira muito pequeninas e depois de lá saía uma meia. Aquilo, para mim, era magia”, afirma. A vontade de aprender a tricotar meias surgiu em 2014, tendo sido um processo longo até chegar a um método ao qual chama “Meias sem Espinhas”. Sem espinhas, porque Tânia ensina de uma forma descomplicada e prática.

Para além de ensinar a arte de tricotar nas redes sociais, principalmente no Youtube, Tânia Neves realiza diversas formações, workshops e leciona individualmente se assim o requisitarem. Todo este caminho fê-la criar, aos poucos, uma comunidade criativa e lançou-a também como designer ao ser convidada para diversos eventos e ver os seus modelos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais.

O desafio deste ano é a Academia Borboleta, um espaço online, em que fala sobre desenvolvimento humano e pessoal e criatividade – dois temas com os quais se identifica e quer partilhar o seu conhecimento. “Desperte a criativa que há em si” é um dos programas de mentoria semanal, em que o objetivo passa por “acender ou reacender a chama criativa”. Muitos projetos numa mente que não pára, até porque “a criatividade é um dom, um pouco como os nossos pulmões, já vem connosco. Se depois respiramos bem ou mal, isso é outra coisa”.