Atualidade Notícias

Coimbra Invest Summit foi um sucesso e já tem data marcada para 2024

Convento São Francisco

A primeira edição do Coimbra Invest Summit decorreu este ano, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Convento São Francisco. O evento foi um grande sucesso, contando com a participação de cerca de mil pessoas, o que levou a ser anunciado, em reunião de Câmara, a sua continuação e a data do próximo ano: 9, 10 e 11 de outubro de 2024.

O Coimbra Invest Summit decorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, no Convento São Francisco, contando com a presença de cerca de mil pessoas. O evento dinamizou “conferências, momentos de networking, mostras de empresas, instituições e tecnologia, e sessões de capacitação”, indica o Município de Coimbra.

O sucesso desta primeira edição levou a que o vereador Miguel Fonseca, com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego anunciasse, em reunião de câmara, que já se encontram a preparar o evento do próximo ano e revela que decorrerá entre os dias 9 e 11 de outubro de 2024.

Durante o evento participaram cerca de 44 empresas e instituições, 47 projetos de investigação na mostra tecnológica, 19 oradores no palco Show & Tell, 21 oradores no palco principal, dois keynote speakers – Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal; e António Saraiva, empresário e ex-presidente da Confederação Empresarial de Portugal – e seis multinacionais que decidiram instalar-se em Coimbra no último ano.

Em contexto de projeção internacional marcaram presença os Embaixadores da China e Luxemburgo; uma comitiva de São Paulo; representantes das embaixadas da Índia, Timor, França, Brasil, Moçambique e Cabo Verde; as Câmaras de comércio Luso-Alemã e Luso-Chinesa, e uma comitiva de elementos do LEI Lithuanian Energy Institute, da Lituânia.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, destaca a importância deste evento para o mercado empresarial e empreendedor de Coimbra: “a Coimbra Invest Summit foi um momento de exaltação de Coimbra e de acolhimento de algumas das novas empresas instaladas no concelho, de enorme importância e de elevado impacto na criação de emprego”

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o iParque. No último dia, 29 de setembro, decorreu uma “sessão de reconhecimento de mérito empresarial a 152 empresas do concelho”, refere, em comunicado, o Município.

O vereador Miguel Fonseca ressalta o investimento empresarial que este evento capta para o concelho, tendo revelado o surgimento de “algumas parcerias entre entidades e empresas, que darão frutos a curto prazo” e anunciado a instalação de um centro de inovação e tecnologia em Coimbra. Houve também um compromisso assumido pelo Ministro da Economia, António Costa Silva, de apoio à criação de um centro de computação quântica.

“Este evento constituiu um momento de afirmação da excelência do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Coimbra, assim como do papel ativo deste executivo municipal na captação de novo investimento para o concelho”, afirma Miguel Fonseca.