Atualidade Notícias

Vagos transforma-se numa vila natal

É já no próximo dia 16 de dezembro que Vagos volta a transforma-se numa vila natal cheia de animação, contos, histórias, “jogos de encantar”, concertos de música, espetáculos circenses e muito mais. Também é paragem obrigatória o “Mercadinho de Natal” e a “Casa de Natal”.

“Vagos, o Nosso Natal” é o nome que traz a magia do natal à vila de Vagos. São inúmeras as atividades e ações planeadas, no qual a chegada do Pai Natal, o único certificado da Península Ibérica, marcará o início das celebrações. Esta personagem central chegará a Vagos, mais especificamente ao Largo da Biblioteca, no dia 16, às 15:00 e irá percorrer a vila acompanhado pela Banda Vaguense. A Praça da República e a Praça da Corredoura serão pontos de paragem.

O Pai Natal irá despedir-se no dia 23, às 15:00 horas, passando novamente pelos mesmos locais, mas as atividades continuarão até dia 30.

A animação de rua será constante, estando planeadas diversas oficinas artísticas, tais como o “Pinheirinho”, “Família no Natal” e “Natal em Macramé”; uma oficina de teatro, a “Diverte-te”; e os “Jogos de Encantar”. Também não poderia faltar as tradicionais peças de teatro, que serão, este ano, “Onde está o Pai Natal?”, “O Inventor de Brinquedos”, “Histórias há muitas”, “O mundo dos Duendes”, “Outra Vez Natal?!” e “Oh Oh Oh”. Os mais novos também terão direito a pinturas faciais, espaços de carrosséis, pipocas e algodão doce.

O “Mercadinho de Natal” também é paragem obrigatória para poder beber uma bebida quente ou comprar presentes para oferecer no natal. No dia 17, na Praça do Município, acontecerá a Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos.

A animação não termina no teatro e no mercado, estando previsto várias histórias à fogueira e contos de natal, para além de um espetáculo circense, o “Somnium Circus”, a decorrer nos dias 22 e 30. Se for fascinado por performances com fogo, não pode perder, também no dia 22, a “Christmas Fire!”. Para sentir alguma magia, poderá assistir ao espetáculo do Zé Mágico no dia 23, o ” Das coisas nascem Coisas”.

A dança e a música também marcam a sua presença, realizando-se já no dia 17 a performance da Art´Z Dance Studio e, pelas ruas, estarão os “Mimo´s Dixie Band”, o “Uma espécie de música de Natal”, os “Soldadinhos de Chumbo” e Os “Gnomos e o Planeta Feliz”.

O tradicional concerto de natal realizar-se-á no dia 29, pelas 21 horas, com Musikgesellschaft Kaiseraugst (Suíça) & Banda Vaguense. No âmbito da Bolsa de Talentos Artísticos de Vagos, a “REVELA-TE”, decorrerão os concertos da MAiS soul, no dia 17; do D´Improviso, no dia 21; do Briefly, no dia 26; e do Fábio Jacinto, no dia 28.

Ainda poderá visitar gratuitamente os ateliers de natal patentes no Museu do Brincar: “Vem construir o teu NATAL”, “Estrela dos Desejos”, exposição de “Pais Natais” e “Aldeia de Natal” em miniatura. O Museu encontrar-se-á encerrado no dia 18 e entre 24 e 26 de dezembro. De 17 a 23, “O Pai Natal vai estar no Museu” pronto para alegrar e desejar um feliz natal por quem ali passar.