Atualidade

Entre Luzes e Acordes: Lisboa Celebra o Natal ao longo de dezembro

No coração de dezembro, Lisboa veste-se de luzes e acordes festivos, brindando os seus habitantes e visitantes com um espetáculo musical que abraça a diversidade e a riqueza cultural. As Festas de Natal, organizadas pela EGEAC, desenrolam-se entre o dia 2 e 17 de dezembro, envolvendo a cidade no eco de oito concertos distribuídos por cinco espaços de culto e uma sala de espetáculos, proporcionando uma experiência diversificada e gratuita para todas as idades.

A melodia da abertura ressoa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no dia 2, às 21h, onde o grupo Músicos do Tejo brindará os presentes com uma interpretação de “As Quatro Estações” de Vivaldi. A atuação promete redefinir a apreciação desta obra clássica, com solistas a recriar os diversos andamentos de forma singular.

No dia 8, a cidade entrega-se à magia coral na Igreja de São Roque, com “Espelhos de Natal”. O Coro Juvenil e Coro de Câmara da Universidade de Lisboa guiarão a audiência numa “viagem” que abraça o coro português e inglês. A grandiosidade do Panteão Nacional serve de palco, no dia 15, às 21h, ao espetáculo “Sete varandas para o Tejo, sete colinas para o Mundo”. O grupo Gospel Collective ocupará diferentes recantos do monumento, amplificando a “intensidade dos espirituais negros”.

Sob a alçada da EGEAC, o Capitólio junta-se às celebrações, apresentando três propostas especiais nos finais de tarde de domingo, a partir das 17h. No dia 3, mergulhamos na narrativa de Charles Dickens, com “Um Conto de Natal”, musicado pelo DHArtes Ensemble – Quinteto de Cordas e acompanhado pela narração de Susana Henriques. No dia 10, Carlos Leitão, Bruno Chaveiro e Joaquim Horta exploram a essência de Fernando Pessoa em “Pessoa, Passo a Passo”, num dia na vida do poeta, ao som de temas tradicionais e originais do Fado. Para encerrar, dia 17, a Lisbon Poetry Orchestra dá voz a poemas de Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner, Ana Luísa Amaral, Alberto Caeiro e Vinicius de Moraes em “Cidade Nua – Poemas para uma cidade imaginária”, numa simbiose de música e poesia que promete arrebatar os corações do público.

Num gesto de inclusão e partilha, as Festas de Natal estendem-se além das fronteiras culturais, unindo-se à Comunidade Hindu de Portugal e à Comunidade Ismaili. No dia 9, os aromas e sabores indianos são apresentados numa feira gastronómica que, depois das 17h, conta também com um concerto que junta a música clássica indiana à música tradicional espanhola e portuguesa. Já no dia 16, o Centro Ismaili recebe Sofia Hoffmann para um concerto que une o jazz e o pop aos encantos do oriente.

Segundo a informação partilhada pela EGEAC, todos os concertos estão sujeitos à lotação do espaço e requerem o levantamento prévio dos bilhetes no dia do espetáculo. Assim, em Lisboa, o Natal revela-se não só nas luzes cintilantes, mas também nas notas que ecoam pela cidade, unindo todos numa celebração que convida à descoberta do património religioso e cultural da cidade.