Atualidade Notícias

Barcelos prepara um conjunto de eventos para celebrar o Natal

O município de Barcelos já tem preparada uma programação inteiramente dedicada à quadra natalícia. A iniciativa arranca, oficialmente, com a inauguração da iluminação de Natal e, ao todo, serão 100 os eventos, ao longo do mês de dezembro.

Em Barcelos, o espírito natalício já se faz sentir. Porém, o arranque oficial será dado no dia 1 de dezembro, pelas 18h30, no Largo da Porta Nova, quando for inaugurada a iluminação alusiva à quadra. A acompanhar este momento, estará o guitarrista e cantor barcelense André Barbosa. Antes, às 17h00, é inaugurada a exposição “PRESÉPIO A 7 ARTES”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho. Trata-se, pelo segundo ano consecutivo, da construção de um presépio pelos serviços municipais, que tem como principais motivos peças de artesanato de cerca de quatro dezenas de artesãos barcelenses. Neste mesmo dia, às 21h30, acontecerá, na Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga “A Magia do Natal”.

“Cultura, recreio e lazer compõem a trilogia que se desdobra em mais de uma centena de eventos e que, uma vez mais, extravasa a zona citadina e se estende a diversas freguesias do concelho”, sublinha a autarquia, em nota de imprensa.

Com o intuito de descentralizar as atividades culturais e envolver um maior conjunto de pessoas na programação de Natal, este ano, o município vai realizar concertos musicais em quatro freguesias do concelho, nomeadamente Oliveira (dia 8), Bastuço St.º Estêvão (dia 9), Vila Cova (dia 10) e Vila Seca (dia 15). Para além disto, disponibiliza a Rota dos Presépios das freguesias do concelho.

“No mesmo sentido de promoção do acesso à cultura”, a Biblioteca Municipal, a Casa do Vinho, a Galeria Municipal de Arte, o Museu de Olaria, a Sala Gótica, o Posto de Turismo e a Torre Medieval vão estar abertos ao público nas noites de 16 e 23 de dezembro, das 21h00 à meia-noite.

Exposições de presépios, concertos musicais, recitais, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, charrete de Natal, animação de rua, com música e outras performances, aldeia de Natal, carrossel parisiense, túnel de luz e árvore natalícia compõem o leque de atrações deste ano, em Barcelos.

“As celebrações natalícias, que arrancam a 1 de dezembro com a ligação das iluminações e só terminam na passagem do ano, visam promover o espírito de convívio, fraternidade, alegria e amizade, e contribuir para a dinamização do comércio tradicional”, conclui o município.