Atualidade Economia

Estudo comprova importância da literacia financeira para a estabilidade económica

De acordo com o estudo mais recente da Intrum, ECPR2023, a educação e a literacia financeiras continuam a ser conceitos indispensáveis para manter a estabilidade económica. O inquérito que despoletou estes resultados foi realizado a mais de 20 mil cidadãos de 20 países europeus.

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Educação, celebrado a 24 de janeiro, a Intrum divulgou o estudo ECPR2023, que comprova que os consumidores mais letrados em relação a conceitos financeiros estão mais bem preparados para enfrentar as adversidades que advêm dos tempos de incerteza económica.

Segundo a entidade, 54% dos consumidores acredita que a sua situação financeira venha a melhorar durante os próximos 12 meses, enquanto os restantes esperam que a inflação se mantenha nos próximos anos. “Este pessimismo reflete-se nas suas perspetivas para o futuro de mais longo prazo. Cerca de sete em cada dez inquiridos (73%) acredita que nunca ficarão ricos, por mais que trabalhem no seu emprego ou tentem poupar para o futuro”, avança.

Relativamente a pagamentos em atraso, por exemplo, 41% dos consumidores que, segundo o estudo da Intrum, não são dotados de conhecimentos financeiros, não pagaram uma conta no último ano. Em contraste, a percentagem cai para 19% entre aqueles com bom nível de literacia financeira.

De acordo com Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, “aqueles que têm melhor educação financeira são menos propensos a recorrer a empréstimos para pagar contas, têm uma menor probabilidade de ficar sem dinheiro no final de um mês normal e é mais provável terem uma ‘almofada’ ou poupança de segurança onde recorrer em caso de emergência”.