Arquitetura, Design e Decoração Atualidade Eventos Notícias

Exponor volta a receber a Concreta para a 31ª edição

A Concreta está de regresso à Exponor – Feira Internacional do Porto, de 20 a 23 de novembro, para a 31ª edição. O evento, voltado para as áreas da construção, arquitetura, design e engenharia, desafia empresas e profissionais a implementar a descarbonização destes setores.

Na edição deste ano da Concreta, a organização destaca duas conferências: uma a cargo do arquiteto japonês Tomoaki Uno, que se estreia em Portugal, “proporcionando uma oportunidade única para os profissionais conhecerem diretamente o seu trabalho” e outra da responsabilidade do arquiteto Nuno Melo Sousa. As convenções têm início apontado para as 17 horas do dia 21 de novembro.

A complementar o programa, realiza-se um ciclo de quatro conferências organizado em parceria com o IEP – Instituto Eletrotécnico Português sobre “sustentabilidade e descarbonização”. Distribuídas pelos dias 21 e 22 de novembro, as sessões são totalmente dedicadas ao tema da sustentabilidade, na  inovação, no setor elétrico e eletrónico, na construção e obras públicas e, ainda, na mobilidade e nos transportes públicos.

Também o ciclo de conferências “Na Primeira Pessoa” voltará a ter um lugar de destaque na 31ª edição da Concreta. Este bloco de conversas tem por objetivo dar voz aos autores de projetos de arquitetura, engenharia ou design, que se distinguiram pela adoção de boas práticas de sustentabilidade, partilhando com a comunidade os desafios e respostas encontrados.

“Prémio Under 40” e “Arquitetos na Feira” são outras iniciativas que complementam a oferta do evento. O Prémio Under 40” é promovido pela Exponor – Feira Internacional do Porto e visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bastante diferente das gerações anteriores.  Já a “Arquitetos na Feira” procura facilitar aos arquitetos a participação na feira, através de condições especiais, com o objetivo de promover a arquitetura enquanto elemento-chave do processo de “Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design” – temas estruturais da Concreta – possibilitar a apresentação e exposição de trabalhos de arquitetura e a divulgação de serviços profissionais a preços reduzidos.

Simultaneamente, realiza-se a Elétrica, outro projeto que apresenta novidades e reforça negócios nos setores da energia, mobilidade, eletrónica e material elétrico.