Entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março, o Batalha Centro de Cinema vai ser palco da 45ª edição do Fantasporto. A direção do festival promete «grandes mestres e nomes do cinema» e adianta a exibição de cerca de 150 filmes de 31 países.
A 45ª edição do Fantasporto tem início esta sexta-feira, às 21h00, no Batalha Centro de Cinema e decorre até 9 de março. Com cerca de 100 metragens internacionais e 50 nacionais, provenientes de 31 países, o festival conta com competições entre filmes e equipas de produção, além de movietalks, destinadas sobretudo ao público mais jovem. Em comunicado, o Fantasporto afirma que os holofotes desta edição estão voltados para a «Inteligência Artificial que está a revolucionar todas as áreas muito especialmente, o Audiovisual».
Para assinalar os 45 anos deste festival, a edição de 2025 apresenta uma programação «completamente inédita», composta por 80 filmes a concurso, dos quais 24 são antestreias mundiais e 4 internacionais e europeias. A organização do evento inclui ficção, filmes de imagem real, animação e curtas-metragens.
A maior parte das produções provêm da Europa, com 12 países representados, seguida pela Ásia, com 10 países, região que a direção do festival aponta como «o mais criativo cinema fantástico atual». As Américas, do Norte e do Sul, também marcam presença, juntamente com a Oceânia e a África. Os Estados Unidos e o Japão apresentam 10 filmes cada.
Na sexta feira, o festival abre portas com o filme português Criadores de Ídolos de Luís Diogo, um dos mais premiados realizadores nacionais, filme a concurso na Secção Oficial de Cinema Fantástico e em Antestreia Mundial. O tema do filme remete para a moda de idolatrar personalidades famosas e conta com os conhecidos atores Ricardo Carriço, Virgílio Castelo, Oceana Basílio e Rafaela de Sá, esta como protagonista, que estarão no Porto a apresentar o filme.
Já no dia 8 de março vai encerrar o «evento de descoberta de novos talentos» com o filme Stealing Pulp Fiction, vindo dos Estados Unidos, o primeiro filme de Danny Turkiewicz, um hino à cinefilia que tem por base a história de dois fãs que querem roubar a cópia do filme de Quentin Tarantino. No elenco está Jason Alexander (Seinfeld) e Taylor Hill (modelo da Victoria Secret), assim como Karan Soni de Californication e DeadPool, Matt Adams de Curb Your Enthusiasm e Jon Rudnitsky de Saturday Night Live.
Com uma programação diversificada e internacional, o festival garante tornar a celebração do «cinema fantástico» uma oportunidade para descobrir novas produções e talentos emergentes de todas as partes do mundo.