Atualidade Notícias

Emmys 2019. Guerra dos tronos despede-se numa noite marcada pelos discursos de igualdade.

Durante a madrugada desta segunda-feira, caiu o pano dos 71.ºs Emmys. A cerimónia que distingue o melhor da indústria televisiva americana surpreendeu pelos prémios e pelos discursos identitários.

Na sua despedida perante a indústria televisiva, “A Guerra dos Tronos” arrecadou o troféu de Melhor Série Dramática — ainda assim, esperava-se mais. A HBO liderava as preferências, com um recorde de 137 nomeações, 32 das quais recaíam sobre “A Guerra dos Tronos”.

Fleabag é a comédia do ano e a sua criadora e protagonista Phoebe Waller-Bridge foi uma das estrelas da noite, com três Emmys. Chernobyl recebeu três Emmys, entre os quais o de melhor série limitada.

Um dos grandes pontos de interesse era o duelo entre HBO e Netflix, já que em 2018 esta tinha conseguido ultrapassar a concorrente, com 112 nomeações contra 108. No entanto, ambas haviam arrecadado 23 Emmys, um empate de entusiasmou o frete a frente deste ano . Desta vez, a HBO faturou novamente com “A Guerra dos Tronos”, além de “Barry”, “Chernobyl” ou “Last Week Tonight with John Oliver”, enquanto a Netflix não chegou a brilhar nas principais categorias. No fim, 34-27, assinalou o marcador dos prémios.

Jharrel Jerome accepts his award at the 71st Emmy Awards.

Os vencedores são….

Veja a lista dos vencedores nas principais categorias (o vencedor em primeiro lugar, seguido dos restantes nomeados).

Melhor Série Dramática

  • “A Guerra dos Tronos” (HBO)
  • “Succession” (HBO)
  • “Killing Eve” (BBC America)
  • “Bodyguard” (Netflix)
  • “Ozark” (Netflix)
  • “Pose” (FX)
  • “Better Call Saul” (AMC)
  • “This Is Us” (NBC)

Melhor Série de Comédia

  • “Fleabag” (Amazon)
  • “Veep” (HBO)
  • “Barry” (HBO)
  • “The Marvelous Mrs. Maisel” (Amazon)
  • “The Good Place” (NBC)
  • “Schitt’s Creek” (Pop)
  • “Russian Doll” (Netflix)

Melhor Minissérie

  • “Chernobyl” (HBO)
  • “Escape at Dannemora” (Showtime)
  • “When They See Us” (Netflix)
  • “Fosse/Verdon” (FX)
  • “Sharp Objects” (HBO)

Melhor Ator de Série Dramática

  • Billy Porter (“Pose”)
  • Jason Bateman (“Ozark”)
  • Sterling K. Brown (“This Is Us”)
  • Kit Harington (“A Guerra dos Tronos”)
  • Bob Odenkirk (“Better Call Saul”)
  • Milo Ventimiglia (“This is Us”)

Melhor Atriz de Série Dramática

  • Jodie Comer (“Killing Eve”)
  • Sandra Oh (“Killing Eve”)
  • Viola Davis (“Como Defender um Assassino”)
  • Laura Linney (“Ozark”)
  • Mandy Moore (“This is Us”)
  • Emilia Clarke (“A Guerra dos Tronos”)
  • Robin Wright (“House of Cards”)

Melhor Ator Secundário de Série Dramática

  • Peter Dinklage (“A Guerra dos Tronos”)
  • Alfie Allen (“A Guerra dos Tronos”)
  • Nikolaj Coster-Waldau (“A Guerra dos Tronos”)
  • Peter Dinklage (“A Guerra dos Tronos”)
  • Chris Sullivan (“This Is Us”)
  • Michael Kelly (“House of Cards”)
  • Jonathan Banks (“Better Call Saul”)
  • Giancarlo Esposito (“Better Call Saul”)

Melhor Atriz Secundária de Série Dramática

  • Julia Garner (“Ozark”)
  • Gwendoline Christie (“A Guerra dos Tronos”)
  • Lena Headey (“A Guerra dos Tronos”)
  • Sophie Turner (“A Guerra dos Tronos”)
  • Maisie Williams (“A Guerra dos Tronos”)
  • Fiona Shaw (“Killing Eve”)
  • Julia Garner (“Ozark”)

Melhor Ator de Série de Comédia

  • Bill Hader (“Barry”)
  • Ted Danson (“The Good Place”)
  • Don Cheadle (“Black Monday”)
  • Michael Douglas (“The Kominsky Method”)
  • Anthony Anderson (“Black-ish”)
  • Eugene Levy (“Schitt’s Creek”)

Melhor Atriz de Série de Comédia

  • Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”)
  • Christina Applegate (“Dead to Me”)
  • Rachel Brosnahan (“The Marvelous Mrs. Maisel”)
  • Julia Louis-Dreyfus (“Veep”)
  • Natasha Lyonne (“Russian Doll”)
  • Catherine O’Hara (“Schitt’s Creek”)

Melhor Ator Secundário de Série de Comédia

  • Tony Shalhoub (“The Marvelous Mrs. Maisel”)
  • Henry Winkler (“Barry”)
  • Anthony Carrigan (“Barry”)
  • Stephen Root (“Barry”)
  • Alan Arkin (“The Kominsky Method”)
  • Tony Hale (“Veep”)

Melhor Atriz Secundária de Série de Comédia

  • Alex Borstein (“The Marvelous Mrs. Maisel”)
  • Sarah Goldberg (“Barry”)
  • Sian Clifford (“Fleabag”)
  • Olivia Colman (“Fleabag”)
  • Betty Gilpin (“GLOW”)
  • Kate McKinnon (“Saturday Night Live”)
  • Marin Hinkle (“The Marvelous Mrs. Maisel”)
  • Anna Chlumsky (“Veep”)

Melhor Telefilme

  • “Black Mirror: Bandersnatch” (Netflix)
  • “Brexit” (HBO)
  • “Deadwood: The Movie” (HBO)
  • “King Lear” (Amazon)
  • “My Dinner with Hervé” (HBO)

Melhor Série de Variedades – Talk Show

  • “Last Week Tonight with John Oliver” (HBO) – transmitida pela RTP
  • “The Daily Show with Trevor Noah” (Comedy Central)
  • “Full Frontal with Samantha Bee” (TBS)
  • “Jimmy Kimmel Live!” (ABC)
  • “The Late Show with Stephen Colbert” (CBS) – transmitida pela SIC Radical
  • “The Late Late Show with James Corden” (CBS) – transmitida pela SIC Radical

Melhor Documentário ou Série de Não-Ficção

  • “Our Planet” (Netflix)
  • “30 for 30” (ESPN)
  • “American Masters” (PBS)
  • “Chef’s Table” (Netflix)
  • “Hostile Planet” (National Geographic)

Melhor reality show de competição

  • “RuPaul’s Drag Race”
  • “The Amazing Race”
  • “Top Chef”
  • “The Voice”
  • “Ninja Warrior”
  • “Nailed It!
Peter Dinklage accepts his award at the 71st Emmy Awards.

Melhor ator principal em série ou filme de televisão: Jharrel Jerome ( Quando nos vêem )

Melhor atriz principal em série ou filme de televisão: Michelle Williams ( Fosse / Verdon )

Melhor ator secundário em série limitada ou filme de televisão: Ben Whishaw ( Um escândalo muito inglês )

Melhor atriz secundária em série limitada ou filme de televisão: Patricia Arquette ( The Act )

Direção de série dramática: Jason Bateman, Ozark ( Netflix )

Direção de série de comédia: Harry Bradbeer, Fleabag ( Amazon )

Direção de série limitada, filme de televisão ou especial dramático: Johan Renck, Chernobyl (HBO)

Direção de série de variedades: Don Roy King, Saturday Night Live (NBC )

Melhor Roteiro para uma série limitada, filme ou especial dramático: Craig Mazin, Chernobyl (HBO)

Programa de competição extraordinário: RuPaul’s Drag Race (VH1)

Melhor ator principal em série ou filme de televisão: Jharrel Jerome ( Quando nos vêem )

Melhor atriz principal em série ou filme de televisão: Michelle Williams ( Fosse / Verdon )

Melhor ator secundário em série limitada ou filme de televisão: Ben Whishaw ( Um escândalo muito inglês )

Melhor atriz secundária em série limitada ou filme de televisão: Patricia Arquette ( The Act )

Direção de série dramática: Jason Bateman, Ozark ( Netflix )

Direção de série de comédia: Harry Bradbeer, Fleabag ( Amazon )

Direção de série limitada, filme de televisão ou especial dramático: Johan Renck, Chernobyl (HBO)

Direção de série de variedades: Don Roy King, Saturday Night Live (NBC )

Melhor Roteiro para uma série limitada, filme ou especial dramático: Craig Mazin, Chernobyl (HBO)

Programa de competição extraordinário: RuPaul’s Drag Race (VH1)

Os melhores discursos

Igualdade foi a palavra de ordem, seja dita em discursos feministas ou identitários. Billy Porter, o primeiro homossexual assumido a ganhar a categoria Melhor Ator de Série Dramática, citou o escritor James Baldwin num discurso emocional. “Eu tenho o direito de estar aqui, vocês também, todos temos o direito de estar aqui”, disse, numa clara crítica à discriminação racial.

A Melhor Atriz Secundária de Série de Comédia, Alex Borstein, em “The Marvelous Mrs. Maisel”, não esqueceu as suas raízes familiares e dedicou a vitória à mãe e à avó, “ambas emigrantes e sobreviventes do holocausto”, porém, o apelo feminista também se fez ouvir pelas suas palavras: “Arrisquem, minhas senhoras.”

Antes, na passadeira vermelha, a atriz transgénero Laverne Cox, conhecida pela série “Orange Is the New Black”, aproveitara o tempo de antena para falar de uma manifestação a 8 de outubro frente ao Supremo Tribunal dos EUA, em Washington D.C., quando começarem a ser julgados três casos de despedimento de dois homossexuais e uma pessoa transgénero. Laverne Cox fez-se acompanhar pelo conhecido ativista Chase Strangio.

Michelle Williams, Melhor Atriz de Minissérie, em “Fosse/Verdon”, agradeceu o apoio e a compreensão do canal FX e sublinhou o facto de ter sido paga ao mesmo nível de todos os outros atores da série. “Por isso, da próxima vez que uma mulher, especialmente se for negra, lhes pedir condições para fazer o trabalho dela, escutem e acreditem, para que ela tenha sucesso devido às condições de trabalho e não apesar dessas condições”, afirmou Michelle Williams.

Sobre este autor

Jorge Teixeira

Adicionar Comentário

Escrever comentário