A maçã ajuda a regular o intestino, reforça o sistema imunitário, além disso, também é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Esta fruta, de origem asiática, tem mais de sete mil qualidades diferentes, cada uma com características específicas, mas com propriedades nutricionais semelhantes. No dia mundial da maçã, conheça os dez benefícios que esta fruta pode trazer.
1 – Reduz os riscos de diabetes: A maçã é rica em pectina, estas fibras ajudam a equilibrar e retardar a absorção de glicose no organismo, diminuindo o risco do desenvolvimento de diabetes. Já para os diabéticos podem consumir sem restrição, já que o açúcar presente na fruta é a frutose, absorvido de forma mais lenta pelo organismo. De acordo com uma revisão de pesquisas realizada pela California State University, comer uma maçã por dia reduz o risco de desenvolver a doença em 28%. O mesmo estudo indica que os polifenóis presentes na maçã previnam danos nos tecidos das células beta do pâncreas.
2- É uma ótima fonte de vitamina C: A maçã é uma ótima fonte de vitamina C e, por isso, é essencial incluí-la no seu plano alimentar diário. O seu poder antioxidante é uma das grandes vantagens.
3 – Previne o envelhecimento precoce: Por ser rica em propriedades antioxidantes, tanto na polpa como na casca, o consumo diário da maçã atua combatendo as ações dos radicais livres, proporcionando uma pele bonita e saudável, além de proteger o nosso organismo de diversas doenças.
4 – A maçã é hidratante: Cerca de 80 por cento desta fruta é composta por água, sendo por isso um alimento de poder hidratante que deve incluir na alimentação diária. Se tem dificuldade em ingerir muita água ao longo dia, apostar neste tipo de frutas é uma boa solução.
5 – Ajuda no emagrecimento: As fibras presentes, essencialmente na casca da maçã, ajudam a proporcionar saciedade, diminuindo a fome e favorecendo a perda de calorias. Além disso as fibras da maçã contribuem para o desenvolvimento da massa magra, quando aliamos a prática de atividade física.
7- Prevenção do Cancro: A revista científica Public Health Nutrition divulgou o estudo de um grupo de cientistas da Universidade de Perúgia, na Itália, comprovando que as pessoas que consumiam uma maçã por dia tinham menos riscos de desenvolver diversos tipos de células cancerígenas. O mesmo estudo indica que a maçã diminui o risco de cancro de pulmão, intestino, boca, sistema digestivo e até mesmo cancro da mama.
6 – Cérebro saudável: O consumo regular da maçã melhora a nossa capacidade cerebral, reduz os riscos de desenvolver o Alzheimer ou um AVC (acidente vascular cerebral), por exemplo. A presença do ácido fólico e das vitaminas do complexo B e C atuam em prol da memória e no melhoramento do funcionamento do sistema nervoso central. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
7 – Previne complicações respiratórias: O poderoso agente antioxidantes encontrados na maçã, atuam diariamente protegendo os pulmões e melhorando a nossa capacidade respiratória. A fruta também pode diminuir as crises de asma e outras doenças crônicas.
8. Fortalece o sistema imunológico: As maçãs contêm poderosos nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Possuem fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do corpo. Além disso, a fruta é fonte de vitamina C que contribui para que o organismo desenvolva resistência. Sendo assim, protege o organismo de doenças como gripes e resfriados.
9 – Ajuda a saúde oral: A crença popular de que comer uma maçã substitui a o ato de escovar os dentes não é verdadeira, mas isso não significa que não existam benefícios da maçã para os dentes. A maçã tem a propriedade de estimular a produção de saliva durante a mastigação, o que reduz os níveis de bactérias e, por isso, diminui o risco de cáries e outros problemas nos dentes, mantendo-os também mais brancos.
10 – Protege a garganta e a voz: Ficar rouco ou ter dores de garganta é algo comum e não só para quem usa a voz como principal utensilio de trabalho. A maça possui ação adstringente, que ajuda na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando e facilitando a projeção da voz.