É o primeiro sinal de que estamos a chegar ao inverno e os dias estão a ficar mais curtos. Na madrugada de 27 de outubro (portanto: de sábado para domingo), passamos do horário de verão ao horário de inverno.
Chegou a altura em que temos de atrasar uma hora no relógio e dormir mais nessa noite, pois o horário de inverno entra em vigor. Assim, quem estiver em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 da madrugada tem de atrasar 60 minutos nos ponteiros do relógio, passando para a 01h00.
Já quem estiver na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00 da madrugada de domingo, 27 de outubro, passando para a meia-noite (00h00), do mesmo dia.
Recorde-se que o Parlamento Europeu votou este ano a favor do fim da mudança de hora em 2021, cabendo a cada Estado-membro da União Europeia decidir se acompanha esta decisão. O Governo português fez saber que pretende manter as duas mudanças de hora anuais.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Pode consultar mais informação sobre o calendário do período da hora de verão até 2021 e a legislação aplicável na página Mudança da Hora, pertencente ao Observatório Astronómico de Lisboa.