Educação | Ensino Mundo Empresarial

EPAQL: Fazer da agropecuária uma oportunidade de futuro

Na implementação do seu projeto educativo, a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (EPAQL) tem vindo a alinhar todos os seus procedimentos com o Quadro EQAVET, na prossecução de um caminho que contempla a existência de uma escola inclusiva, capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais e da exclusão social, com uma formação profissional de qualidade.

Na base da atuação Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa estão presentes uma equipa de docentes, de assistentes técnicos e operacionais dedicados, com forte empenho no trabalho colaborativo. A escola detém de uma diversidade de recursos materiais capazes de responder aos desafios inerentes à formação pessoal e profissional, onde os alunos podem desenvolver e melhorar as suas competências inerentes à fileira agroflorestal e equestre.

O facto de a escola possuir uma exploração agroflorestal, com quase todos os respetivos setores presentes, significa que as aprendizagens se realizam em contexto real, participando em atividades laborais, inerentes aos respetivos setores. Deste modo, as aprendizagens sendo significativas, adquirem-se com melhor facilidade e proporcionam melhores
competências. Na prossecução de objetivos que fomentam uma formação
completa a EPAQL tem participado em projetos ERASMUS+, que contribuem para um enriquecimento das metodologias de ensino desenvolvidas e para experiências de formação em contexto de estágio, com impactos muito significativos junto dos alunos.

Numa época que clama pela inclusão de milhares de migrantes, está em curso um projeto Erasmus+, INCLUMAP, cujo objetivo passa pela divulgação e valorização de hábitos culturais de minorias étnicas, como forma de aproximação e inclusão de diversas comunidades.

Como exemplo da evidência desse trabalho desenvolvido estão os diversos prémios nacionais e um internacional das agrolympics, onde distintas competências profissionais e académicas são postas à prova num conjunto de desafios que os alunos devem ultrapassar.

Por último, e no âmbito do Quadro EQAVET, a escola foi contemplada com o selo EQAVET, facto que reconhece qualidade nos domínios não só do serviço prestado como também no domínio organizacional.