Ambiente Mundo Empresarial

Município de Ribeira de Pena promove as raças Maronesa e Caprina Bravia

A Raça Caprina Bravia é explorada em sistema extensivo e tem uma capacidade única de aproveitar os recursos de que dispõe. A conjugação das características da raça com as condições edafoclimáticas e a constituição florística dos pastos e matos da região, contribuem para a produção de cabritos com um sabor inigualável.

Neste momento, o Município de Ribeira de Pena está a realizar esforços para registar o Cabrito de Ribeira de Pena como DOP (denominação de origem protegida), para valorizar o cabrito, a produção animal e também o turismo gastronómico local.

A nível nacional, Ribeira de Pena é o Concelho que detém o maior efetivo de Raça Bravia (cerca de 2.800 caprinos adultos registados). A carne bovina maronesa designada comercialmente por Carne Maronesa, é um produto da região natural do Alvão. A raça bovina Maronesa tem sido utilizada desde sempre como animal de trabalho, embora a sua aptidão para carne tivesse sido sempre aproveitada. Atualmente é explorada por esta última aptidão tendo um produto certificado, a ‘Carne Maronesa – DOP’. Ribeira de Pena é o Concelho que detém o maior efetivo de Raça Maronesa (cerca de 1.200 bovinos adultos registados).

Os animais desta raça são pretos ou castanhos-escuros e estão muito bem-adaptados às condições agre ecológicas da região que habitam. Dizem os especialistas que este é um produto com características sensoriais, nutritivas e higieno-sanitárias de elevada qualidade, resultante da união feliz de um genótipo raro – a raça maronesa -, uma região ímpar, um modo de produção natural amiga do ambiente e um sistema de controlo da qualidade rigoroso.

Para promover e valorizar esta raça, o Município de Ribeira de Pena apoia anualmente a realização de feiras de mostra de produtos locais e regionais, como a Feira do Vinho e do Mel e a Feira do Linho, e os fins de semana gastronómicos, onde a posta maronesa é a principal referência.

O Município de Ribeira de Pena apoia também anualmente a organização de quatro Concursos Pecuários de Avaliação Morfológica de Raça Maronesa (nas Freguesias de Cerva e Limões, freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega e freguesia de Alvadia), através do pagamento de prémios aos participantes. Para garantir a salubridade dos produtos de origem animal e também para incentivar a economia rural Ribeira-penense, o Município de Ribeira de Pena disponibiliza aos produtores pecuários, todo o serviço de sanidade animal (rastreio de tuberculose, brucelose e leucose bovinas; rastreio de brucelose de pequenos ruminantes) e também a identificação bovina. A sanidade Animal é um serviço que o Município garante aos agricultores, sendo pago a 100 por cento. As atribuições destes apoios têm como objetivos incentivar a produção de raças bovinas, caprinas e ovinas, promover o desenvolvimento sustentável do Concelho e o crescimento da economia local e contribuir para a fixação da população. Este executivo municipal, têm previsto, nos próximos meses, um subsídio monetário extra para estimular a produção pecuária neste Concelho.