Destaque Logística

Não parar para crescer: Ideias Fatiadas quer fazer a diferença no setor têxtil

A Ideias Fatiadas Lda é uma empresa recente que traz consigo um espírito disruptivo na criação de novas soluções para o sector têxtil. Na bagagem existem anos de experiência, até porque António Carneiro, o administrador, esteve desde sempre ligado ao setor têxtil.

Apesar de recente, a Ideias Fatiadas inicia a sua atividade com ambição e com o objetivo de se internacionalizar e levar a excelência da produção ‘made in Portugal’ além-fronteiras. António Carneiro é o mentor de um projeto que apesar de recente tem na sua bagagem um enorme conhecimento sobre o setor têxtil. O empresário foi administrador da Envicorte – um dos principais fornecedores em Portugal e no estrangeiro de acessórios têxteis para vestuário e lar. Depois de passar a Envicorte decidiu não parar: “Como decidimos passar essa firma, devido à minha idade, e como diz o ditado, parar é morrer, iniciamos este novo projeto”, conta-nos António Carneiro.

“Mesmo sendo uma empresa recente, temos um leque de clientes considerável que transitaram da Envicorte”, acrescenta.

Esta é uma empresa que pretende chegar cada vez mais longe, no leque de produtos e nos mercados onde está presente. António Carneiro considera que a internacionalização da empresa é fundamental estando a Ideias Fatiadas já representada em Espanha e em contactos para ser representada também em Itália.

Este percurso de internacionalização pretende aprofundar um dos seus produtos ‘estrela’: a ligueta. Utilizada para estabilizar tecidos, sendo amplamente usada por empresas como o grupo Inditex, a ligueta, com ponto corrido ou fitilho, é um produto específico produzido em diversas medidas e em três cores, branco, preto e cinza. Para a produção das liguetas destaca-se a entretela, um material aplicado no tecido para encorpar e estruturar uma peça. É um aviamento que tem diversas variações, tanto de materiais como de espessura. A ligueta é produzida através de entretelas, que são cortadas em diversas medidas, “medidas essas, fornecidas pelos nossos clientes”. Por sua vez, as entretelas utilizadas para a confeção, na Ideias Fatiadas, estão devidamente certificadas, com o certificado OEKO-TEX.

Infelizmente, o ano de 2020 foi assolado pela pandemia, “foi um ano muito fraco, mas felizmente 2021 está no bom caminho”, esclareceu o empresário. Apesar da aposta na internacionalização, António Carneiro sublinhou a importância de uma aposta no mercado nacional, “um mercado que também consome, sendo também apetecível e um dos nossos focos de atuação”. Sendo Portugal uma referência no setor têxtil, a Ideias Fatiadas promete ser um forte aliado das empresas de têxtil, com um produto distinto e um serviço de excelência que nunca esquece as necessidades dos seus clientes.