Arquitetura e Design Destaque

Tintas Barbot: Pintar Portugal com novas emoções

Escolher as cores e tipos de tinta que vão fazer parte da rotina diária de uma casa, empresa, ou espaço comercial pode ser, por vezes, um grande desafio. O Grupo Barbot facilita essa tarefa. Esta empresa é marcada por tendências, técnicas e inovações, fazendo chegar ao mercado um leque diversificado de produtos para qualquer necessidade. A história da Barbot é longa, mas repleta de glórias. Tudo começou pela mão de Diogo Barbot numas pequenas instalações em Santo Ildefonso, no Porto. Atualmente o grupo continua em crescimento, apostando na inovação e continuando um caminho de esforço, dedicação e muito investimento. Carlos Barbot, CEO da Barbot, falou-nos sobre o passado, o presente e o futuro de um Grupo que não para de surpreender.

Fundada em 1920, a Barbot é uma referência no mercado português em decoração e renovação de interiores. Como se define hoje o Grupo Barbot?

A Barbot é um grupo português, de espírito familiar e gestão profissional, presente em quatro continentes e com a ambição de continuar a alavancar o melhor que se faz em Portugal para o resto do mundo. Começamos este caminho há 101 anos, e obtivemos um grande crescimento a partir dos anos 90, fazendo-nos chegar ao topo do mercado de Tintas em Portugal, onde somos um dos principais players.

Carlos Barbot, CEO da Barbot

Que aspetos diferenciadores vos fizeram conquistar essa posição sólida no mercado?

Ao longo do tempo, alguns fatores de diferenciação foram-se alterando, mas há dois valores base que estiveram sempre presentes: o empreendedorismo e a proximidade com os nossos clientes.

A Barbot cresceu a nível nacional através do empenho e dedicação de cada um dos trabalhadores que apostou no seu crescimento profissional na Barbot. Muitos destes colaboradores que potenciaram o crescimento da Barbot ainda se mantêm connosco e com vontade de continuar a contribuir para a evolução da empresa. Sabem que para isso, num mundo em constante mudança, é necessário manter um espírito empreendedor, onde assumimos a mudança não como uma barreira, mas sim como uma condição base para continuarmos a ter sucesso.

A este espírito de desafiar constantemente o status quo, junta-se a nossa obsessão em querermos ouvir e apoiar as necessidades dos nossos clientes, essenciais para crescermos em conjunto. Quando introduzimos as mudanças necessárias para nos mantermos competitivos no mercado, só o fazemos ouvindo os nossos clientes, desde as lojas especialistas de tintas até ao consumidor final. É através da combinação das necessidades de todos que conseguimos fornecer melhores serviços e produtos, adaptados à realidade de hoje e às tendências do futuro.

Em pleno aniversário de 100 anos Barbot vemos a pandemia acentuar ainda mais a velocidade de mudança. Como é que a Barbot reagiu perante essa situação?

O mercado das tintas e vernizes registou em 2020 um crescimento como há muito não se via no setor. As pessoas passaram muito mais tempo em casa e começaram a aperceber-se do quão importante esta é. Isso trouxe uma grande procura por tintas, em todos os canais. Para fazer face a este aumento tivemos que adaptar o formato de trabalho na Barbot.

Para os nossos parceiros que revendem os nossos produtos, procuramos apoiar garantindo as entregas de material diretamente nos seus clientes, diminuindo assim o contacto físico. O mesmo fizemos para o acompanhamento aos nossos clientes: mantivemo-nos sempre presentes, mesmo através de novos meios de comunicação.

Para o consumidor final, readaptamos as nossas lojas para garantir uma visita em total segurança e conforto, mantendo o atendimento especializado de modo a apoiar no processo de pintura. E para aqueles em que sair de casa não era uma opção, quisemos nós ir até sua casa, lançando a loja online Barbot. 

Em todos estes exemplos, a capacidade de reação de toda a equipa Barbot foi essencial para o nosso crescimento de Quota de Mercado em 2020.

Qual o balanço da aposta na vossa plataforma de e-commerce?

Decidimos lançar a nossa Loja Online em www.barbot.pt, no dia seguinte ao decretar do Estado de Emergência a 18 de março 2020. Num período de grande incerteza, onde não sabíamos se o mercado de tintas poderia manter as portas abertas, quisemos garantir que todos os portugueses poderiam mudar a casa, sem sair de casa. Fomos pioneiros no setor a fazê-lo, alavancando o nosso espírito empreendedor de aposta em novas soluções. Não só se veio a revelar uma aposta ganha, como ao dia de hoje vimos os nossos principais concorrentes a seguirem o mesmo caminho e clientes parceiros a quererem também apostar na digitalização. Cabe agora a nós ajudar os nossos parceiros a fazer esse caminho, rumo ao nosso objetivo comum: servir melhor o consumidor e o pintor.

Foi esse foco no consumidor, cada vez mais preocupado com a sustentabilidade que vos fez ser a primeira empresa portuguesa a desenvolver uma tinta amiga do ambiente, o Barbot Nature?

Ser uma empresa e marca sustentável não é uma opção, mas sim uma convicção muito forte. Enquanto empresa, temos a responsabilidade social de proporcionar uma melhor casa a todos os portugueses, sem exceção, garantindo ao mesmo tempo a sustentabilidade do mundo em que vivemos. A tinta Barbot Nature é a encarnação desta visão: uma tinta produzida com resina baseada em produtos renováveis, com menor emissão de dióxido de carbono. Ou seja, contribui para combater as alterações climáticas. Conseguimos este avanço tecnológico e sustentável, garantindo ao mesmo tempo uma excelente performance técnica do produto.

Apesar das tintas sustentáveis terem ainda pouca procura no mercado português, queremos garantir que o consumidor com esta consciência tem esta opção na Barbot. Paralelamente, iremos continuar a fazer o caminho de promover e desenvolver soluções amigas do ambiente. De referir que a nossa preocupação de sustentabilidade já se reflete em alguns dos nossos produtos há alguns anos. Fomos a primeira marca de tintas em Portugal a lançar uma tinta isenta de conservantes e biocidas – a Dioplaste ECO – e a primeira a obter o certificado Europeu para Sistemas de Isolamento Térmico – o nosso Barbotherm, que reduz a fatura da energia em até 30%. Adicionalmente também apostamos continuamente nos produtos aquosos, e não solventes, que permitem termos soluções sem cheiro e mais amigas do ambiente.

Estes constantes avanços tecnológicos só são possíveis devido ao investimento no nosso departamento de Investigação e Desenvolvimento.

A inovação é de facto um dos pontos fortes do Grupo Barbot. Como definem o caminho a seguir com o vosso departamento de investigação e desenvolvimento?

Acreditamos que só a inovação nos permite adaptar à constante mudança do mercado. A inovação tem de ser transversal a todos os departamentos, mas ainda mais na componente de produto.

Para isso reforçamos continuamente os meios humanos e tecnológicos de modo a conseguirmos incrementar a velocidade de inovação da nossa oferta. Uma vez que a inovação é sempre orientada ao que o consumidor pretende, contamos com a colaboração de todos os nossos parceiros e consumidores para partilharem as suas necessidades de produto connosco. Será este ambiente colaborativo que nos permitirá continuar a reforçar a nossa posição de referência no Mercado de Tintas.

Numa frase, como resume a visão do futuro da Barbot?

Queremos proporcionar tempo e espaço aos portugueses para viverem Novas Emoções.

Barbot Nature

A Barbot Nature é uma tinta produzida a partir de matérias-primas renováveis (baseado no princípio do balanço da biomassa) em vez de combustíveis fósseis. Como consequência a utilização da Barbot Nature permite a redução na emissão de Dióxido de Carbono para a atmosfera. Por exemplo para a pintura de um apartamento de 100 metros quadrados, permite a redução 4,5 kg de emissão de Dióxido de Carbono e serão utilizados menos 3 kg de combustíveis fósseis.

Loja Online

Em www.barbot.pt encontra uma vasta oferta de tintas, vernizes e até acessórios para realizar os projetos em casa. Entre os produtos em destaque na loja estão as tintas de interior – Velvet, Barbomat, Dioplaste – as de efeitos especiais – Ardósia e Íman – e o esmalte para madeiras e metais Barbolux Acqua.

Escolha a cor ideal para sua casa entre a seleção das mais de 20.000 cores à escolha. Para tornar a tarefa de escolha de cores ainda mais simples, a marca disponibiliza a App Barbot Paint, disponível para Android e IOS, através da qual pode fazer simulação das cores. Se ainda assim tiver dúvidas, pode sempre falar com especialista de cor no Facebook Messenger Barbot.

Depois é só fazer a encomenda, com portes grátis, e receberá as tintas em casa em 3 dias úteis.

Sobre este autor

Jorge Teixeira

Adicionar Comentário

Escrever comentário