Ambiente Mundo Empresarial

Tractor-rega: Rentabilizar recursos com a agricultura de precisão

A Tractor-Rega, localizada em Moncarapacho, é uma empresa especializada em sistemas de rega, automatização de sistemas de bombagem e filtragem de águas, entre outros serviços relacionados com a agricultura. Distinguida como PME Excelência, Humberto Custodinho realça que este é um reconhecimento do crescimento contínuo que a empresa tem tido ano após ano.

Chama-se Tractor-rega e é uma das referências entre o setor agrícola algarvio. A empresa, sediada em Moncarapacho, está focada em inovar e acompanhar as mais recentes tecnologias de automatização de sistemas de rega bem como sistemas de bombagem e filtragem de águas. Ao leme da empresa estão pai e filho, ambos partilham o mesmo nome, Humberto Custodinho, e a mesma ambição em crescer e fazer a diferença no quotidiano dos seus clientes.

A génese da empresa remonta a 1992, numa altura em que Humberto Custodinho e o seu antigo sócio, José Romeira, decidiram criar o seu próprio negócio. Na entrada da década de 90 ambos eram reconhecidos pelo trabalho que faziam noutra empresa, o que levou a que a Tractor-rega alcançasse uma carteira de clientes considerável, começando assim “a desenvolver as grandes regas na região do Algarve”, conta-nos Humberto Custodinho. A empresa surgiu com uma parte dedicada a máquinas agrícolas e outra mais focada em sistemas de regas, no entanto, ao longo do tempo “a parte das máquinas foi ficando para trás”, e a Tractor-rega foi ficando cada vez mais especializada nas regas. Daí para a frente, o crescimento aconteceu quase de forma natural, porém fruto de muito trabalho. “Neste momento o nosso core business são os sistemas de rega para agricultura, bombagem, filtragem, automatização, também algumas coisas como tratamentos de água e depois algumas coisas de jardins e piscinas”, refere-nos.

Em matéria de gestão da rega, o uso mais eficiente da água em agricultura requer um conhecimento adequado das características do solo e das necessidades hídricas das culturas. Conhecedora dos sistemas de rega mais inovadores e adaptando o conhecimento aos diferentes tipos de cultura, a Tractor-rega fornece o serviço de consultoria, projeto e manutenção. Além disso a empresa trabalha também com campos de golfe e jardins.

Humberto Custodinho destacou a necessidade de se acompanhar os novos tempos, até porque, na agricultura, “há sempre novas tecnologias a surgirem”. Para o empresário acompanhar a chamada agricultura 4.0 – um conjunto de tecnologias de otimização da produção e gestão agrícola – é hoje algo indispensável e uma ferramenta “fundamental”. “As vantagens são inúmeras. Os sistemas de automatização e as novas tecnologias permitem uma melhor gestão agrícola e uma maior rentabilização da cultura bem como uma monitorização constante de todos os parâmetros necessários para gerir e analisar resultados, além disso são um recurso essencial para maximizar os recursos”, destaca Humberto Custodinho. E se é certo que todos queremos um mundo mais sustentável, a Tractor-rega é um parceiro que permite que a gestão da água seja rigorosa, “não há desperdício porque cada gota é localizada e cai no sítio que deve cair, isso faz com que não exista desperdício”.

Apesar de a Tractor-rega já ter sido por vários anos distinguida como PME Excelência, Humberto Custodinho vinca que este é “um reconhecimento do crescimento contínuo e sólido da empresa. Somos uma empresa familiar com uma equipa de 26 pessoas e dificuldade em recrutar novos colaboradores, mas temos feito o nosso caminho”.

A Tractor-Rega, localizada em Moncarapacho, é uma empresa especializada em sistemas de rega, automatização de sistemas de bombagem e filtragem de águas, entre outros serviços relacionados com a agricultura. Distinguida como PME Excelência, Humberto Custodinho realça que este é um reconhecimento do crescimento contínuo que a empresa tem tido ano após ano.

Telefone: +351 289 792 674

Email: atendimento@tractor-rega.com

Localização: Rua Percursores da Restauração, Edif. Fornalha 1B-C, 8700-104 Moncarapacho. Ver no mapa.