Atualidade Notícias

Banco Alimentar Contra a Fome: campanha continua com vales e na internet

Banco Alimentar

Nas lojas físicas as doações superaram todas as expetativas e os alimentos vão começar a chegar às famílias carenciadas a partir da próxima semana. A iniciativa prolonga-se até dia 5 de Dezembro através da compra de Vales em loja e da plataforma disponibilizada na Internet.  

No último fim-de-semana os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram mais de 1680 toneladas de géneros alimentares junto de 1300 superfícies comerciais com a ajuda de 22 mil voluntários.

Até 5 de Dezembro é ainda possível contribuir para a Campanha através de Vales. Para isso, basta pedir nas caixas das lojas aderentes um vale que possui um código de barras específico para o Banco Alimentar, sendo depois os produtos selecionados adicionados à conta no ato do pagamento e entregues ao banco Alimentar da região onde foram doados.

Na plataforma eletrónica www.alimentestaideia.pt podem também ser doados alimentos, o que permite a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente emigrantes. Estas modalidades têm vindo, aliás, a adquirir um peso crescente nas contribuições para a organização.

Apesar da redução significativa do número de lojas – 1300 em vez das 2050 de Novembro de 2019 – assim como do número de voluntários para garantir as recomendações sanitárias, a “quantidade doada superou as expectativas”, refere a organização no seu website.

“Fizemos este regresso com a consciência de que a pandemia não foi neutra para muitos dos nossos concidadãos que viram agravada a sua situação económico-social e as carências alimentares que os afetam. Não podemos, por isso, deixar de agradecer de coração cheio a todos aqueles que disseram presente neste fim-de-semana, quer doando alimentos, quer oferecendo o seu trabalho voluntário para acudir aos portugueses mais necessitados”, referiu a Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet.

A partir da próxima semana os alimentos recolhidos serão distribuídos a 2700 Instituições de Solidariedade Social encarregues de os entregar a cerca de 450 mil pessoas com carências alimentares comprovadas. Este auxílio é feito sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.