Atualidade Economia Notícias

Empresas esperam ampliar exportações e superar níveis pré-pandemia

porto Leixoes Joao Malainho IN Corporate Magazine

As empresas perspetivam ampliar em 6,5% as exportações de bens, superando os valores pré-pandemia, de acordo com um inquérito divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“As perspetivas das empresas exportadoras de bens apontam para um aumento nominal de 6,5% nas suas exportações em 2022 face ao ano anterior”, refere o INE, precisando que “as empresas esperam um acréscimo de 7,7% nas exportações para os mercados extra-UE (União Europeia) e de 6% para os países da UE “.

O inquérito revela que, “a confirmarem-se, estas perspetivas das empresas permitirão uma recuperação para valores de exportações de bens superiores aos registados no período pré-pandemia”.

Executado em novembro passado, o Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB) é uma primeira previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2022. Em maio será executada uma nova edição deste inquérito para atualizar as perspetivas das empresas relativas à exportação de bens para 2022, que corresponderá à segunda previsão.

O IPEB recai sobre uma amostra de empresas exportadoras de bens em atividade, localizadas em Portugal, que declararam valores de exportação nas estatísticas do Comércio Internacional de Bens no ano de 2020 superiores a 250 mil euros.