Destaque Mulheres Inspiradoras

“Quatro anos de resiliência e determinação”

Líder de inegável sucesso, Carla Estêvão está a celebrar quatro anos à frente do Bricomarché dos Carvalhos. Ancorada na sua equipa de trabalho, a empresária faz um balanço positivo deste percurso à IN Corporate sobre o contínuo crescimento da sua empresa.

Empreendedora nata, determinada e lutadora, Carla Estêvão sempre teve o sonho de abrir o seu próprio negócio. Uma oportunidade que lhe foi apresentada em março de 2016, quando mudou para Vila Nova de Gaia e abraçou um projeto de franchising do Grupo Mosqueteiros, sob a insígnia Bricomarché. “A pensar no futuro dos meus filhos, pareceu – me um local adequado para a mudança. Estamos perto do Grande Porto, onde as oportunidades são imensas, e já se concretizou a entrada de um deles, numa das faculdades da Cidade Invicta.”
O seu percurso profissional, fruto de muito trabalho e empenho, começou na área de enfermagem, uma paixão que ainda hoje lhe corre nas veias. “Enfermeira uma vez, enfermeira para toda a vida.” Exerceu na Arábia Saudita e foi neste país que também teve a experiência de lecionar matemática, numa escola internacional italiana. Nesta altura decidiu enriquecer a formação pessoal com cursos de Italiano, Inglês, Gestão de Equipas e Terapias Alternativas. O percurso, regado com um vasto leque de experiências, deu- – lhe o background necessário, para que hoje, seja uma mulher empreendedora de sucesso.
Natural da Figueira da Foz, Carla Estêvão sempre gostou de bricolage.” Cresci numa aldeia pequena, Marinha das Ondas, no concelho de Figueira da Foz, onde passei a minha infância com os meus avós. A agricultura e o bricolage, as alfaias agrícolas e as ferramentas, faziam parte do nosso dia- a- dia. Fui muito feliz!”.


Há quatro anos à frente do Bricomarché dos Carvalhos, a empresária destaca a aprendizagem e as conquistas alcançadas. “Abrimos portas ao público em março de 2018. O balanço é bastante positivo, recheado de aprendizagem, conquistas, desafios e obviamente também de momentos mais duros, que ultrapassamos com resiliência e determinação.”

Sob o lema d‘Os Mosqueteiros’, o Bricomarché dos Carvalhos distingue-se pelo atendimento cuidado e personalizado, pelos preços e pela diversidade de produtos e serviços. “Temos preços competitivos e uma variedade de produtos e serviços ao nível da grande concorrência. Fazemos um esforço para termos um bom serviço de entregas, de acordo com as necessidades do cliente.” O Grupo Mosqueteiros engloba três grandes insígnias, Intermarché, Roady e Bricomarché, e apoia cada uma das empresas espalhadas pelo país.

A loja oferece um leque vasto de serviços que inclui entregas personalizadas, corte de madeira à medida, montagem e instalação de equipamentos, projetos de cozinhas à medida, encomenda de móveis por medida, serviço pós-venda e cartão de cliente com vantagens associadas. Ao visitar a loja pode contar com uma equipa técnica especializada em todas as áreas, nomeadamente na Motocultura, no aquecimento/arrefecimento, onde têm parcerias com empresas especializadas e certificadas para a montagem/instalação.

Orgulhosa do caminho que tem trilhado, Carla Estêvão não tem dúvidas sobre qual é a fórmula do sucesso. “O mais importante para o sucesso de uma loja deste tipo é a coesão e dinâmica da sua equipa. Os colegas ajudam na gestão da insígnia e ajudam-se entre si. Somos uma família. Somos Mosqueteiros.” A aposta na formação dos trabalhadores é um dos critérios que distingue o Bricomarché e Carla Estêvão acredita que esse investimento é essencial para o progresso.

Atento à comunidade onde se encontra integrado, o Bricomarché Carvalhos tem uma forte presença social na região. “Uma empresa tem uma obrigação social para com a comunidade onde se integra. Empresas pequenas ou grandes devem sempre fazer um esforço para participar de alguma forma na vida social da sua comunidade. ” A loja é parceira regular dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, da confederação São Vicente Paulo, do Centro Paroquial de Santo Onofre e da Tenda do Encontro. Carla Estêvão defende que as empresas devem participar ativamente na vida social da comunidade. “Não é preciso muito, é preciso ter vontade, estar presente, estar junto das instituições e perceber as suas necessidades.”
A dar cartas num meio ainda predominantemente masculino, a empreendedora confessa que inicialmente sentiu alguma dificuldade, mas hoje e cada vez mais as mulheres são aceites como iguais. “O Grupo Mosqueteiros, na nossa insígnia, tem já várias mulheres gestoras. É um motivo de orgulho para a insígnia Bricomarché!”.