Turismo

Murtosa: um paraíso entre a ria e o mar

A atribuição do Galardão Bandeira Azul às praias de Murtosa é o reconhecimento de um esforço contínuo do município na adoção de boas práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Torreira na frente atlântica, Monte Branco e Bico na ria são as praias que não pode deixar de conhecer.

O reconhecimento da qualidade das condições das praias por parte dos habitantes e visitantes de Murtosa motiva todos os anos o trabalho que o município tem vindo a desempenhar. A premissa de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade tem levado à realização de um esforço contínuo de qualificação das condições de acessibilidade e salubridade das praias e áreas envolventes. Isto passa pelo aumento do número de lugares de estacionamento, pela construção de novos passadiços e requalificação dos existentes. Mas também pela construção de novas instalações sanitárias, promovendo sistemas de recolha de resíduos mais eficientes, nunca descorando as condições de limpeza dos areais, a qualidade das águas e também as ações de educação e sensibilização dos visitantes e da comunidade.

De forma a promover e a incentivar a participação ativa da população em prol do ambiente, o município tem promovido várias iniciativas. O destaque vai para o programa Eco-escolas, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Todo este trabalho tem dado frutos que se traduzem no aumento da procura das zonas balneares de Murtosa, tanto na praia de mar da Torreira, tradicionalmente uma das mais concorridas da região centro, como nas praias de ria – o Bico e o Monte Branco. Praias que se destacam pela sua complementaridade e singularidade.

Também o plano de água da Ria de Aveiro que, no território da Murtosa, assume a sua maior expressão, proporciona condições ideias para a prática de uma panóplia de atividades náuticas. O campo de regatas da Torreira, palco de provas regionais e nacionais de vela e de canoagem, tem-se assumido com um dos melhores “spots” nacionais para a prática de modalidades como o kitesurf e o wingfoil.

Coordenada pelo município, a Estação Náutica tem ocupado o lugar de um dos vetores mais relevantes da materialização da estratégia de promoção da Murtosa enquanto destino náutico de referência, possibilitando a construção de uma oferta robusta e integrada de produtos turísticos.