Atualidade Notícias

Hospital S. João vacina gratuitamente contra HPV

A medida visa mulheres com doença grave até aos 65 anos. A ideia é vacinar “à volta de 100 mulheres por ano” com uma vacina de três doses que, quando não comparticipada, tem um custo superior a 400 euros.

O Hospital de São João decidiu administrar de forma gratuita a vacina contra o HPV a mulheres com alto risco de cancro não abrangidas pelo Plano Nacional de Vacinação. O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) estima vacinar “à volta de 100 mulheres por ano” com uma vacina de três doses.

De acordo com o responsável pela Unidade de Trato Genital Inferior do serviço de Ginecologia do CHUSJ, os critérios do programa são “muito estritos”. “Vamos vacinar mulheres com maior risco de ter novamente lesão ou de haver progressão de lesão mais grave”, assegurou Pedro Baptista, acrescentando que a referenciação ocorre através dos rastreios de HPV (vírus do papiloma humano, em inglês HPV) feitos pelos centros de saúde, após os quais se segue o encaminhamento para o hospital de residência.

Convicto de que esta é uma medida com “um retorno positivo muito grande” na redução do risco de novas lesões, do número de tratamentos e procedimentos repetidos e do número de testes positivos no seguimento, que “acarretam uma ansiedade significativa”, o CHUSJ decidiu suportar os custos da vacina.

A medida de prevenção secundária, visa mulheres que já têm doença grave e, com base no que está publicado, foi definido como limite vacinar mulheres até aos 65 anos. Um critério que, de acordo com Pedro Baptista, poderá ser revisto consoante a evolução dos estudos e o impacto de iniciativas deste tipo.