Atualidade Notícias

Livraria Lello leva primeiras edições de Harry Potter a leilão

A coleção inclui a primeira edição de capa dura dos livros com erros em duas palavras, numa página dentro do livro e na contracapa.

A Livraria Lello vai levar a leilão a coleção assinada das primeiras edições de Harry Potter na londrina Christie’s, e oferece parte das receitas a uma instituição de solidariedade.

A coleção integral das primeiras edições de Harry Potter, assinadas pela autora J.K. Rowling, vai integrar o Leilão de Livros e Manuscritos Valiosos da Christie’s, que decorre no dia 13 de julho em Londres.

A coleção abrange a “muito rara primeira edição de capa dura, primeira impressão, de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’.

Em 2019, a Lello comunicou a aquisição de uma primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” pelo valor de 70 mil euros.

Parte das receitas do leilão será doada à Lumos, uma instituição internacional de solidariedade que “luta por um futuro em que cada criança é criada num lar seguro, carinhoso e familiar, trabalhando para acabar com a institucionalização”.

Fundada em 2005 pela autora J.K. Rowling, esta instituição, apoia famílias na Colômbia, no Haiti, na Jordânia, no Panamá, no Quénia e Moldávia, país, onde tem reforçado o seu trabalho nos últimos meses, para lá fazer chegar alimentos, medicamentos, artigos de higiene e material didático para as famílias vítimas da guerra na Ucrânia.

O leilão das primeiras edições de Harry Potter pretende “chamar a atenção para a importância do livro” e, especialmente, para o papel que tanto o feiticeiro como a sua autora desempenharam ao “encorajar milhares de jovens de todo o mundo a ler”.