Mundo Empresarial Qualidade

EQS GLOBAL

por Hélder Araújo, EQS GLOBAL CEO & Co-Founder

A EQS Global, sendo um prestador de serviços independente para as indústrias de maior exigência, tem acompanhado a evolução da economia portuguesa e internacional em diversos projetos industriais.

A nossa principal missão passa por oferecer serviços altamente competitivos e especializados nas áreas da Engenharia e da Tecnologia, assim como soluções para apoiar as empresas na Gestão dos seus Ativos e do Risco, na garantia da qualidade e da conformidade, na melhoria da fiabilidade e desempenho, e de forma a evitar a ocorrência de incidentes.

Somos reconhecidos por ter uma equipa técnica altamente qualificada, colocando a nossa massa humana no topo da nossa hierarquia de valores. Seguindo-se a competência, o rigor, a exigência, a confiança, a independência, a disponibilidade e a inovação, apoiando as nossas atividades com a utilização da mais avançada tecnologia.

Por ser também uma organização dinâmica e com ambição, a EQS tem apostado ainda na expansão dos seus serviços ao nível internacional, inserida numa estratégia de crescimento e posicionamento.

Embora atuando em múltiplas áreas, a EQS é reconhecida sobretudo nas áreas do petróleo, gás, químicos e produção de energia. Somos igualmente fortes nas indústrias de processo intensivas, energias renováveis, infraestruturas e setor da construção, disponibilizando soluções integradas para os diversos intervenientes nestes setores de atividade.

Temos marcado presença em toda a Europa, em África e no Médio Oriente, desenvolvendo serviços, tanto para o fabrico, construção de novas instalações, bem como a gestão de ativos existentes.

A EQS visa sempre, e em todos os setores, agregar valor além do que é esperado no decorrer de todas as fases do ciclo de vida dos ativos.

O mundo atual enfrenta desafios constantes relacionados com o desempenho financeiro, a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. As organizações procuram novas formas de pensar e de gerir os seus ativos, no decorrer do seu ciclo de vida, na conceção, fabrico, operação e manutenção. O objetivo é atingir os mais altos níveis de rentabilidade e o mais elevado valor, enquanto é assegurada a segurança dos trabalhadores, da comunidade, e do meio ambiente.

Na engenharia moderna, as soluções de Inspeção, Controlo de qualidade e Monitorização são peças chave num sistema integrado de Gestão de Ativos.

Um diagnóstico rápido e detalhado, assim como a recolha de dados em tempo real, permite agilizar a tomada de decisão e a implementação de estratégias para otimização dos níveis de integridade, performance e segurança.

Combinando conhecimentos avançados de engenharia com tecnologia de ponta, onde se incluem soluções preditivas inovadoras e disruptivas, a EQS contribui para uma maior proatividade na gestão de ativos, com impactos significativos na gestão do risco, na rentabilidade, na reputação organizacional e na sustentabilidade.

A abordagem adotada pela EQS tem em vista melhorar os padrões de qualidade e o desempenho dos seus clientes. Os meios são importantes, mas, no que fazemos e oferecemos aos clientes, são as pessoas, a sua competência, a sua experiência, dedicação e o seu espírito inovador que são absolutamente fundamentais. Com uma equipa constituída por especialistas em controlo de qualidade e tecnologia, a EQS concentra-se, principalmente, na redução de custos, na melhoria dos processos e da qualidade ao longo de toda a cadeia.

É de extrema importância o cumprimento da conformidade, ao longo de todo o processo, de acordo com as regulamentações locais e internacionais de qualidade e segurança, assim como os requisitos e expectativas dos clientes e stakeholders.

Os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, permitem agora a seleção de técnicas e métodos mais adequados, tendo em conta o seu nível de fiabilidade. Como por exemplo, o recurso às técnicas acreditadas de Ultrassons Avançados para controlar a qualidade da soldadura, podendo substituir outras técnicas mais convencionais, demoradas e com maior risco para a segurança e saúde dos operadores. Outro exemplo de recurso tecnológico, é a da utilização de técnicas de monitorização, com instalação de sensores permanentes onde é possível avaliar o ativo de forma contínua e remotamente. Podendo ainda recorrer aos mais avançados métodos de análise de dados e ferramentas de digitalização e realidade aumentada.

As técnicas de END conseguem ter um impacto significativo desde a fase de conceção dos ativos, reduzindo o tempo de execução dos projetos e aumentando os níveis de qualidade com resultados decisivos na competitividade e diferenciação das empresas.

Na ótica da gestão proativa de ativos, a escolha assertiva da aplicação de métodos avançados de ensaios e monitorização na avaliação da integridade permite uma melhoria do desempenho, deteção precoce de problemas, diminuição de paragens não programadas, aumentando os níveis de segurança e reduzindo significativamente os custos de manutenção. Estas ferramentas permitem uma gestão eficaz agindo sob a ótica da previsão e não da reação.