Ciência e Tecnologia Notícias Qualidade

EQS Global obtém acreditação para Certificação de Pessoas na área da soldadura

A EQS Global avançou, agora, para a Certificação de Pessoas, no âmbito do referencial EN ISO/IEC 17024, após vários anos a atuar como Organismo Europeu Notificado, na Diretiva PED para aprovação de soldadores e procedimentos de soldadura.

A EQS Global é uma empresa que oferece serviços especializados na área da Engenharia e Tecnologia, assim como soluções para apoiar as empresas na Gestão dos seus Ativos e Operações. Garantir qualidade e conformidade, melhorar a fiabilidade e o desempenho, evitando assim a ocorrência de incidentes, são as tarefas a que a empresa se compromete.

A certificação de pessoas é um processo objetivo de avaliação de competências e um meio para garantir que as pessoas certificadas cumprem os requisitos, do esquema da certificação, com os mais altos padrões de qualidade exigidos. “A qualidade começa com a capacitação de todo o pessoal envolvido”, afirma a direção da EQS que, na qualidade de entidade independente, se “compromete a estabelecer e a manter a imparcialidade na prestação de serviços, enquanto Organismo de Certificação de Pessoas”. Desta forma, pretende demonstrar o seu “compromisso de organização, não só com o cumprimento dos requisitos legais”, como também com o certificar de uma prática de melhoria contínua do seu desempenho.

A partir do dia de hoje, a EQS Global obtém a acreditação para a Certificação de Pessoas no contexto metalúrgico e/ou metalomecânico, para especificações e instruções de trabalho, durante a atividade no âmbito da soldadura, como:

  • Operador de soldadura por fusão
  • Operador que realiza juntas definitivas
  • Soldador por brasagem e operador de brasagem
  • Soldador e operador de soldadura
  • Soldador: soldadura por fusão – aço
  • Soldador: soldadura por fusão – alumínio e ligas de alumínio
  • Soldador: soldadura por fusão – cobre e ligas de cobre
  • Soldador: soldadura por fusão – níquel e ligas de níquel
  • Soldador: soldadura por fusão – titânio e ligas de titânio, zircónio e ligas de zircónio

Desta forma, os trabalhadores, nestes diferentes ramos, devem “ser submetidos a uma demonstração exigente da sua capacidade para realizar tarefas específicas, de acordo com os requisitos dos projetos e procedimentos de soldadura rigorosos”, conclui a EQS Global.