Mundo Empresarial

O paraíso no meio do Atlântico para investidores estrangeiros

Com 28 anos de existência, a TPMc continua a cumprir a missão de ajudar portugueses e imigrantes a dar início aos seus próprios negócios na Ilha da Madeira. Segundo Tânia Castro, Sócia-Gerente e Diretora Geral, a empresa cresce conforme o próprio mercado, “tentando acompanhar as necessidades que vão surgindo”.

Com uma filosofia que assenta no acompanhamento pessoal e individual a cada cliente, a TPMc nasceu na Madeira com o objetivo de auxiliar portugueses e, especialmente, estrangeiros a investir na ilha. Esta ajuda pode ir “desde todos os atos legais necessários para construir uma sociedade, até à assistência na faturação, contabilidade, etc.” De acordo com a Diretora Geral, ao longo dos anos, a empresa conseguiu construir e expandir a sua rede de contactos internacional, o que permitiu que nos dias de hoje consigam trabalhar com quase todas as jurisdições compatíveis com a legislação nacional.

Relativamente à sua estrutura, a TPMc é composta por vários departamentos: Legal, Vistos e Residência, Contabilidade e Fiscal, Administrativo, Recursos Humanos, Estudos e Projetos, Informática e Acompanhamento Local. Cada departamento tem uma ou várias equipas alocadas aos clientes, “dando assim primazia ao contacto direto”. As equipas são constituídas por pessoas jovens, combinadas com pessoas mais experientes, que “trocam ideias entre si, sugerem alternativas e cativam clientes”. Com a evolução da empresa, foram criados também “departamentos próprios para gerir as necessidades de clientes individuais que necessitem de assistência na área do IRS, Residente Não Habitual, aquisição imobiliária, inscrições nos organismos públicos e vistos de residência ou investimento.” A Sócia-Gerente revela também que no departamento administrativo foi incluído um setor de recrutamento e seleção de pessoal e um departamento de auxílio a registos públicos para bens móveis e imóveis.

Atualmente, Tânia Castro revela que o maior objetivo da companhia é flexibilizar os setores e equipas. “Com o mercado tão dinâmico como está ao nível das necessidades, temos de ter capacidade para nos adaptarmos às especificidades dos nossos clientes. (…) O desafio será sempre conseguir ler o mercado, ouvi-lo e perceber em que é que podemos ser úteis.” A Diretora Geral defende que todos os dias é necessário inovar, formar pessoas, estudar e adaptar as equipas às novas realidades. “O Mundo anda muito depressa e temos sempre de tentar acompanhá-lo. São realidades cada vez mais exigentes e em que só é possível singrar com uma equipa de grandes colegas que todos os dias trabalham comigo para continuarmos a ser um exemplo na área.”

“Novas línguas e novas culturas significam também novas ideias, mais riqueza cultural e desenvolvimento na corrente de pensamento.”

Investir na Madeira

Sobre a Madeira: “Poliglota, com excelentes condições de vida, clima ameno, regime fiscal atrativo, ótimas condições de comunicação, com voos semanais diretos para todas as capitais europeias e com um custo de vida muito inferior ao das principais cidades do mundo.”

O programa Golden Visa estimulou a migração de estrangeiros que querem investir e/ou viver em Portugal. No entanto, no início deste ano, o programa sofreu algumas alterações que afetaram o tipo de investimentos realizado no país. Uma das principais medidas adotadas foi a restrição dos investimentos imobiliários aos territórios do interior do país, Madeira e Açores. Estas alterações legislativas vieram dar uma nova força ao investimento na ilha. “Posso confirmar que na Madeira, onde somos mais presentes, assistimos a uma nova corrente de investimento quer em termos imobiliários, quer em termos de deslocalização dos empreendedores e respetivas famílias”, declara Tânia Castro.

No entanto, o aumento dos investimentos na ilha não se deve apenas ou sobretudo a estas alterações. Na opinião de Tânia Castro, foi a pandemia que veio mostrar que vivemos num mundo global e que o local que escolhemos para viver tem impacto em todas as dimensões da nossa vida.

“Poliglota, com excelentes condições de vida, clima ameno, regime fiscal atrativo, ótimas condições de comunicação, com voos semanais diretos para todas as capitais europeias e com um custo de vida muito inferior ao das principais cidades do mundo” – é assim que Tânia Castro apresenta a Ilha da Madeira, demonstrando possuir todas as características de um destino de sonho para qualquer investidor. “A Ilha é profícua em atrair visitantes que acabam por se estabelecer aqui”, afirma. De acordo com a empresária, apesar de continuarem a ter muitos investidores emigrantes que desejam passar a reforma na ilha, a Madeira começa cada vez mais a atrair casais jovens que querem construir família e jovens empreendedores que desejam trabalhar num local agradável, seguro e com um clima ameno. Nos últimos anos os EUA, Canadá, Reino Unido, Índia e África do Sul subiram ao Top 5 de mercados com mais potenciais interessados.

Embora reconheça a importância do setor turístico para a Ilha da Madeira, a empresária de sucesso acredita ser de extrema necessidade começarem a canalizar energias para o desenvolvimento de outros setores, pois “nenhuma região pode assentar numa única atividade económica”. Por este motivo, a Diretora Geral da TPMc defende que o investimento estrangeiro é “crucial” para o desenvolvimento financeiro, económico e cultural da ilha. “Novas línguas e novas culturas significam também novas ideias, mais riqueza cultural e desenvolvimento na corrente de pensamento.”