Atualidade Notícias

Barcelos destaca Semana do Ambiente com várias iniciativas

De 1 a 7 de junho, o Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, através de um conjunto de atividades relacionadas com a Natureza. Esta semana temática dedicada em exclusivo à Natureza, tem como objetivo dar a conhecer as potencialidades do património ambiental concelhio, através de uma vertente lúdica.

A Semana do Ambiente, que visa proporcionar o contacto com a Natureza para despertar uma consciência ambiental na comunidade, tem início no dia 1 de junho. O evento inaugural é a Mostra de Produtos Biológicos, que acontece das 9h00 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais, incentivando, desta forma, o consumo daqueles produtos. Neste mesmo dia, no mesmo local, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, com Marta Cortez. Esta atividade carece de inscrição prévia, que deve ser realizada através do endereço de e-mail: gambiente@cm-barcelos.pt.

No dia 2 de junho, sexta-feira, às 11h30, decorre, no Auditório dos Paços do Concelho, o projeto Planeta Slow, apresentado pela cantora Áurea. Trata-se de uma ação pedagógica que visa “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental.

No dia 3, da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já habitual descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. Este percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e o tempo de descida estimado é de três horas.

Para as 14h30 do dia 5 de junho está marcado o Desfile Ecológico, no Jardim das Barrocas, que resulta de um projeto dirigido às escolas. Esta iniciativa consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente.

A programação da Semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. A atividade necessita de inscrição através do e-mail: gambiente@cm-barcelos.pt.

De 1 de junho a 30 de julho, é possível visitar a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente.