Atualidade Notícias

Porto Energy Hub dá frutos no percurso para a eficiência energética

Com o foco na eficiência energética, a Câmara Municipal do Porto disponibiliza, desde o ano passado, o Porto Energy Hub. Criado com o intuito de prestar um aconselhamento para poupar na fatura e aumentar a produção de energia renovável, já coopera na aceleração de esforços da sociedade para atingir a neutralidade carbónica da cidade.

Relativamente ao período de oito meses em atividade, o Porto Energy Hub já proporcionou acompanhamento técnico a dezenas de portuenses e empresas, bem como recebeu para cima de 150 pedidos de avaliação de potencial de poupança energética. Atualmente, a iniciativa está a apoiar seis condomínios no reconhecimento de oportunidades de financiamento e na identificação de requisitos técnicos eficientes no campo energético. Segundo o Município, em menos de um ano, foram já alavancados mais ou menos 180 mil euros de investimento privado.

O Porto Energy Hub é um balcão único, localizado no Gabinete do Munícipe do Porto, que se apresenta como sendo o ponto de partida para a eficiência energética e para a inclusão de energias renováveis. Dar apoio a famílias e a empresas na redução de custos, aumentar o conforto em habitações e ajudar na descarbonização da cidade são os três objetivos desta iniciativa. “Temos previsto um plano de incentivos à instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios particulares, que ronda os oito milhões de euros até 2030, e será materializado através da redução do valor de IMI a pagar”, avança Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Desta feita, o Município pretende apoiar os proprietários que apostem na produção de energia renovável e tenciona contribuir diretamente para a transição energética de sensivelmente duas mil instalações, com capacidade para produzirem aproximadamente 23 MW. Em comunicado, a autarquia adianta que este plano de incentivos deverá entrar brevemente em funcionamento. “Os interessados neste e noutros apoios a nível energético, encontram no Porto Energy Hub um verdadeiro parceiro no aconselhamento sobre as melhores soluções técnicas, legais e financeiras a aplicar em cada caso específico”, informa o também responsável pelo Ambiente e Transição Climática.

O Porto Energy Hub, coordenado pela Agência de Energia do Porto, possibilita que, no digital, sejam solicitadas avaliações ou auditorias para analisar o desempenho energético das habitações, contribuindo, assim, para a mitigação da pobreza energética de muitas famílias. Para além de ser possível obter a informação mais atualizada sobre programas de incentivo para cidadãos e empresas, agendar reuniões e submeter pedidos de apoio, no balcão online também estão disponíveis soluções para reduzir o valor da fatura e dicas de eficiência energética para serem aplicadas no dia a dia.

O vice-presidente da Câmara do Porto evidencia como a aposta na eficiência energética e na promoção do recurso a energias renováveis é imprescindível para que a cidade consiga alcançar o grande propósito do Pacto do Porto para o Clima: atingir a neutralidade carbónica em 2030. “É ambicioso e sabemos que para o alcançar temos, forçosamente, de alterar a origem e a forma como consumimos energia. O Município só é responsável por 6% das emissões de gases com efeito de estufa. Por isso mesmo, criámos o Porto Energy Hub logo no lançamento do projeto do Pacto do Porto para o Clima, como forma de apoiar, aconselhar e envolver os portuenses neste desígnio comum”, justifica Filipe Araújo.