Atualidade Notícias

9º Fórum “Vê Portugal” defende um turismo mais sustentável, coeso e descentralizado

Créditos: Slideshow Lda

A 9º edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” decorreu entre os dias 29 e 31 de maio, no Teatro Municipal da Covilhã. O evento discutiu, ao longo de três dias, o presente e o futuro do turismo no centro de Portugal e contou com a presença de 600 pessoas.

O Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” realizou a sua 9º edição no Teatro Municipal da Covilhã nos últimos três dias de maio – 29, 30 e 31 de maio. Este evento é organizado pela Turismo Centro de Portugal e também, este ano, pelo Município da Covilhã.

No último dia (31 de maio), foi possível realizar um balanço do que se retirou de três dias de debates e das várias iniciativas que foram decorrendo. O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, referiu, na Sessão de Encerramento, que se tem verificado uma “evolução dos números da procura turística”, nos últimos anos, e que a marca “Centro de Portugal” tem vindo a ser reconhecida pelo público.

Já o Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, destaca dois temas debatidos durante o evento, sendo eles a “importância do turismo para uma maior sustentabilidade e a coesão territorial”. “Estamos a crescer como nunca. Temos de reconhecer que alguma coisa de bom está a ser feito.”, acrescenta.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, realça estarem na Covilhã para referir que Portugal deve descentralizar os seus destinos. Destaca também que “há cada vez mais portugueses e estrangeiros a optarem por Portugal, mesmo em locais que não eram destinos habituais”. É necessário promover estrategicamente o Turismo interno, sendo que este é “o principal motor da economia portuguesa”.