Atualidade Notícias

Brinquedos doados por Crianças de Famalicão dão vida a criação de Bordalo II

Half fox-Bordalo II (Lisboa)

Bordalo II criou, em Vila Nova de Famalicão, uma obra da série “Big Trash Animals”, a partir de mais de mil brinquedos velhos e estragados, sendo eles doados pelas crianças das escolas do concelho. “Musaranho” é o nome da criação artística que será inaugurada na próxima segunda feira, às 15 horas, no topo Sul da Praça D. Maria II.

O artista Bordalo II, conhecido por criar obras de “animais” por todos os pequenos recantos de Portugal e do mundo, rumou até Vila Nova de Famalicão para criar o “Musaranho”, uma obra da série “Big Trash Animals” (em português “Grandes Animais do Lixo”), que terá cerca de quatro metros de altura. Esta é desenvolvida a partir de brinquedos, já velhos ou estragados, doados por 1188 crianças de 18 escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo do Concelho de Famalicão.

A série “Big Trash Animals” consiste em criar “retratos de animais feitos com aquilo que os destrói”, refere a agência Lusa. Considerando que esta obra envolve as crianças, o animal retratado, o “Musaranho”, não foi escolhido “ao acaso”. Este animal é um dos mamíferos mais pequenos do mundo e é muito semelhante a um rato:

O artista explica que “como este projeto teve uma forte participação das crianças, fez todo o sentido escolher um animal pequenino, enérgico e divertido, tal como elas. Pela sua aparência redondinha e cara peculiar, acreditamos que as crianças vão gostar bastante desta figura pequena agora transformada em escultura enorme – tal como elas, que também estão a crescer e um dia se tornarão grandes” (citado do comunicado do Munícipio de Famalicão).

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto “Bordalinhos”, decorrendo este nas Eco-Escolas de Vila Nova de Famalicão. O objetivo passa por consciencializar as crianças do consumo elevado de brinquedos e levá-las a optar por brinquedos mais sustentáveis. Cada participante doou dois brinquedos, “um estragado ou velho” a utilizar no “Musaranho” e “outro, em bom estado, para ser doado às Lojas Sociais do município”, refere a Câmara Municipal.

O “Musaranho” será inaugurado no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) às 15 horas, no topo Sul da Praça D. Maria II.

Bordalo II é neto do artista plástico Real Bordalo e, como é visível, seguiu as pisadas do avô. Nasceu em 1987, em Lisboa e começou no “graffiti”, tendo, mais tarde, direcionado o seu trabalho para o que é conhecido hoje – esculturas feitas a partir de lixo. Artur Bordalo já tem obras espalhadas por todo o mundo, incluindo em diversas cidades de Portugal, tais como Lisboa, Estarreja, Loures, Vila Nova de Gaia, Faro, Coimbra, Águeda e Covilhã.