Atualidade Notícias

Barcelos acolhe exposição “Mundos” de Nadir Afonso

É já amanha, dia 22 de junho, que será inaugurada a exposição “Mundos”, na Galeria Municipal de Arte, em Barcelos. Estarão expostas mais de três dezenas de obras surrealistas do artista Nadir Afonso, cedidas pelas Fundação Nadir Afonso, em Chaves.

Uma década depois da morte do artista Nadir Afonso (1920 -2013), a Galeria Municipal de Arte, em Barcelos, acolhe uma exposição dedicada às suas obras, principalmente às da vertente surrealista. As mais de 300 peças de arte foram cedidas, à galeria, pela Fundação Nadir Afonso, em Chaves, cidade natal do artista.

A fundação, em nota explicativa, refere que o Surrealismo, nas obras de Nadir Afonso, “manifesta-se tanto nas técnicas e nas formas, como nos temas, com alusões a elementos do mundo mágico, mítico e onírico”.

Esta exposição estará patente de 22 de junho a 3 de setembro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 horas às 17.30 horas. Aos sábados, domingos e feriados estará disponível das 14 horas às 18 horas.

Quem é Nadir Afonso?

Nadir Afonso é diplomado em arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto, mas isso é só um pequeno detalhe de tudo o que este artista fez profissionalmente, tendo tido um grande sucesso nacional e internacional.

O arquiteto colaborou com Le Corbusier e Óscar Niemeyer e realizou mais de uma centena de exposições, destacando Salon des Réalités Nouvelles, Galeria Denise René, Maison des Beaux-Arts, Bienal de São Paulo, em 1961 e 1969, Fundação Calouste Gulbenkian, em 1970; Museu do Chiado e Museu da Presidência da República, em 2012, um ano antes de desaparecer; entre muitas outras.

A nível de distinções ganhou o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e o Prémio Nacional de Pintura. Foi também condecorado pelo Presidente da República como Oficial e Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’iago da Espada e foi-lhe atribuída a distinção Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada e pela Universidade do Porto.

Em sua homenagem, a TAP decidiu dar o seu nome a um dos airbus; os CTT editaram vários selos com obras de Nadir Afonso e azulejos da Estação dos Restauradores de Metropolitano de Lisboa, Estação ferroviária de Coina, Túnel de acesso à praia em Cascais e da Câmara Municipal de Boticas foram pintados com obras do artista.

Boticas inaugura, em 2013, o Centro de Artes Nadir Afonso, de autoria de Louise Braverman. Este projeto ainda ganhou o International Architecture Awards 2009. Mais recentemente, em 2016, abre o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, da autoria do arquiteto Álvaro Siva Vieira.