Um equipamento interpretativo que através da sua narrativa e das diferentes formas de exposição, incentiva os visitantes a descobrir um território deslumbrante, onde, entre muitos séculos de história, a marca templária é dominante.
O Centro Interpretativo Tomar Templário, localizado no coração da cidade de Tomar, distingue-se, desde logo, por se encontrar no centro histórico, pela proximidade com o rio Nabão e pela deslumbrante paisagem envolvente.
Sediado no Complexo Cultural da Levada de Tomar, equipamento turístico e cultural que testemunha e permite a visitação ao desenvolvimento industrial secular do território, o Centro Interpretativo Tomar Templário assume-se como um espaço de acolhimento a quem quer iniciar uma aventura pela história, pelo património e pelas tradições de Tomar. Este Centro, sendo um equipamento de visita e fruição imprescindível tanto para os visitantes como para a própria comunidade, é um lugar singular que interpreta e comunica a história de Tomar e dos Homens e Mulheres, que ao longo do tempo construíram esta cidade.
Num percurso expositivo único e contínuo, organizado de modo cronológico com suaves passagens entre temas que abordam as transformações de Tomar, iniciando na pré-história entre outras épocas representativas das origens deste território, passando pelos períodos romanos, medievais, modernos e prospetivos, o Centro Interpretativo Tomar Templário evidencia-se, simultaneamente, pela sua relação e apresentação dos Templários. Pretende-se, com o circuito disponibilizado, com a narrativa concebida, assim como com a visita sensorial e tecnológica proposta, abrir portas à contemporaneidade local e suscitar uma reflexão no visitante sobre o desenvolvimento territorial e comunitário.
Articulado de forma ativa com a identidade do município de Tomar e com a Rota dos Templários, iniciativa desenvolvida em estreita ligação com Turismo de Portugal e com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, este equipamento é o mote para afirmar e contribuir para a dinamização do município em diferentes redes nacionais e internacionais, assim como para o desenvolvimento e oferta de atividades concertadas em torno da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo.
Horário //
Verão (abril a setembro): terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
Inverno (outubro a março): terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Encerrado: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
Contatos:
+351 249329814 | MUSEOLOGIA@CM-TOMAR.PT
Localização:
RUA JOÃO CARLOS EVERARD, 2300-552 TOMAR, PORTUGAL