Atualidade Notícias

Famalicão eleita Região Europeia Empreendedora 2024

Vila Nova de Famalicão foi eleita, pelo Comité das Regiões Europeu, Região Europeia Empreendedora 2024. Segundo o município, Famalicão torna-se no primeiro território da região Norte de Portugal e o único português a integrar, em 2024, o grupo de cidades e regiões europeias a quem é atribuída esta distinção.

Foi na manhã de hoje, dia 6 de julho, que decorreu a 156.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas. No leque de representantes de autoridades regionais e locais dos 27 países da União Europeia estava Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que reconheceu a atribuição deste estatuto como o “melhor testemunho da vitalidade económica” do município e o “reconhecimento do mérito das políticas públicas, nomeadamente de estímulo ao empreendedorismo”.

As dinâmicas dos Famalicão Made IN e Famalicão Created IN, o processo de internacionalização do concelho e o crescimento de centros tecnológicos foram algumas das razões que, de acordo com o município, proporcionaram a distinção.

O autarca vê neste estatuto “novas sementes” para “uma terra já de si fértil”, que acaba por potenciar a inovação e o fortalecimento da vertente empreendedora de diversas áreas de atividade do concelho.

De acordo com o Comité das Regiões Europeu, este projeto “identifica e recompensa as regiões e os municípios da União Europeia que revelam uma estratégia política extraordinariamente empreendedora e inovadora”. Às regiões ou aos municípios “que apresentem o plano de prospetiva mais credível, inovador e promissor” é atribuído o rótulo de ‘Região Empreendedora Europeia’, para um ano específico.