Atualidade Notícias

Braga junta projetos culturais das escolas na “INDISCIPLIN’ARTE 22.23”

Ontem, dia 7 de setembro, foi inaugurada a exposição “INDISCIPLIN’ARTE 22.23”, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. A mostra, que estará patente até 11 de setembro, é resultado de um projeto colaborativo das escolas do concelho, inseridas no Plano Nacional das Artes.

A exposição “INDISCIPLIN’ARTE 22.23”, inaugurada ontem, junta várias dezenas de trabalhos, resultantes de projetos culturais e do programa de mediação cultural Atlas 2023, desenvolvido pelo município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural Braga 2020-2030.

Ana Ferreira, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal, salienta a importância desta exposição enquanto “culminar de um trabalho que foi desenvolvido pelos agrupamentos de escolas no âmbito do Atlas, que deu a oportunidade aos alunos de trabalharem projetos colaborativos em regime de residência artística”.

Ao todo, foram desenvolvidas oito Residências Artísticas, que envolveram, ao longo de vários meses, mais de 1500 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, em projetos relacionados com as áreas da música, cinema, fotografia, dança e artes visuais. “Transformar o espaço-escola num espaço de criação artística foi o mote destas residências que proporcionaram aos jovens envolvidos experiências únicas, aproximando-os da criação e produção artística”, afirmou a autarquia, em comunicado.

Carla Sepúlveda, Vereadora da Educação do Município, convidou a comunidade a visitar a exposição, sublinhando que “o município tem vindo a desenvolver um forte investimento em projetos diferenciadores, que pretendem despertar a criatividade e o talento dos alunos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras”.